Guia prático sobre automação de marketing e vendas

Primeiramente, o básico. Automação nada mais é do que a substituição do trabalho humano por processos que estejam pré-programados. Dito isto, é importante destacar que no mercado atual se faz necessário automatizar o marketing e as vendas de seu empreendimento online. E, esse processo se dará através de softwares e outras tecnologias, cujo o objetivo é fazer tudo em escala, aumentando, assim, os resultados de uma empresa.

A automação já se tornou uma realidade tão palpável que existem treinamentos que permitem você ter um visão mais ampla das ferramentas que podem lhe ajudar nessa automação, como Cursos Online de Mautic, por exemplo.

Mas, por que automatizar esses processos é tão imprescindível?

Benefícios

Sejam grandes negócios ou processos pequenos, não importa, pois, a automação de marketing e vendas facilitará bastante o seu dia a dia e o de seus funcionários (caso tenha), além, é claro, da possibilidade de melhorar o gerenciamento do seu empreendimento como um todo.

Outro benefício claro no tocante à automação de marketing e vendas é a chance que você tem de poder gerar mais leads em seu empreendimento. Isso é possível porque, a partir do momento em que processos importantes em sua empresa estão devidamente mapeados, fica mais fácil criar guais para a captura de leads.

Claro que não tem como negar também que as oportunidades de vendas aumentam exponencialmente. A partir do momento em que processos de marketing estão automatizados, é possível manter um relacionamento duradouro com o cliente, inclusive, avisando a ele quando chega um produto A ou B.

E, tudo isso reduz dois aspectos: tanto o ciclo de vandas, que fa automaticamente mais curto e eficaz, quanto o custo de aquisição do cliente, já que fica bem mais simples ter uma comunicação mais direta com o mesmo, e, consequentemente, com melhores resultados de vendas.

A boa ferramenta de automação

Dentro do conceito de automação, é bom entender algumas funcionalidades básicas que uma boa ferramenta que que prometa esse processo tem que ter. E, uma dessas funcionalidades é a possibilidade de conexão rápida e eficaz com as redes sociais. Afinal, esse tipo de mídia se tornou um importante instrumento de divulgação de conteúdo, o que para o marketing digital é uma ajuda e tanto.

Nesse ponto ainda no que se refere as redes sociais, uma ferramenta que atenda aos requisitos básicos de automação precisará agendar postagens, monitorar curtidas e cliques e acompanhar o comportamento de seus clientes em outras plataformas. Assim, essa ferramenta estará sendo verdadeiramente eficaz.

Outro ponto importante a se destacar é que precisa haver uma integração plena com um sistema de relacionamento ao cliente, pois, sem uma comunicação competente com o mesmo, todo o trabalho de marketing irá por água abaixo, e as vendas cairão. Portanto, nesse aspecto, é importante que os leads para vendas sejam qualificados e o histórico de interações seja de fácil acesso para um planejamento mais adequando no futuro.

E, evidente que essa automação nos processos de marketing e venda precisarão fornecer análises e acompanhamentos das principais métricas que regem o seu empreendimento. Tanto o acesso como a avaliação propriamente dita dos resultados são fundamentais para que se otimize gastos e que se possa fornecer um atendimento ao cliente cada vez com mais qualidade.

Agora, claro, cuidado com o exagero. Automatizar os principais processos envolvendo marketing e vendas é uma coisa. Outra bem diferente é querer automatizar tudo. Há momentos em que se faz necessário que o seu negócio online utilize uma personalização maior no trato com o cliente, em ações que são mais específicas, e que não são de massa. Saber o tempo e a hora certa de automatizar os processos de seu empreendimento vai garantir um sucesso que talvez você nem imaginasse que teria.

Portanto, automatize, mas, com parcimônia.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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