E-Mail Marketing: conquiste clientes de maneira prática e fácil

O marketing digital é uma área repleta de possibilidades. São inúmeras ferramentas à sua disposição que fazem com que você consiga trabalhar de maneira mais adequada com o cliente, não apenas expondo seu produto ou serviço, mas, (o que acaba tendo uma importância muito grande também) gerando fidelização também.

E, uma dessas ferramentas é o e-mail marketing, tema de um dos cursos gratuitos oferecidos pelo site. Mas, você tem a vaga ideia do que é um e-mail marketing, e pra quê ele serve?

Bem, se você ainda não está familiarizado com o termo, não se preocupe. Neste texto, vamos falar um pouco a respeito do que você precisa saber sobre o assunto, em linhas gerais.

Pode ter certeza de que depois de conhecer a ferramenta do e-mail marketing, você vai querer usá-la sempre, e não vai se arrepender.

Começando pelo básico

Na verdade, a premissa de um e-mail marketing é bem simples: ele vai distribuir um conteúdo da empresa que seja relevante e pertinente para a venda de um produto ou serviço diretamente para o e-mail de usuários. O objeto? Fazer com que o pretenso cliente descubra aquilo que está sendo vendido, seja compelido a comprá-lo, e (melhor), que a partir dali ele fique fidelizado como um cliente da empresa.

Muito engenhoso, não?

E, qual a estratégia eu uso com essa ferramenta?

Para que um e-mail dê o resultado que você espera, é preciso que alguns passos sejam feitos, assim, você construirá uma rede que lhe permitirá ter uma comunicação muito dinâmica com o seu cliente.

Primeiro você necessita de uma plataforma que seja o suporte para o seu e-mail marketing. Existem diversas opções gratuitas disponíveis por aí, que, mesmo oferecendo recursos limitados, são muito boas para quem está começando. O ideal é pesquisar cada uma e escolher a que melhor se adequa à sua necessidade.

Após a escolha da sua plataforma, chegou a hora de você criar uma espécie de “isca digital”, como, por exemplo, e-books, templates, infográficos. Agora, tenha isso em mente: a “isca” que você fizer tem que estar relacionada a um problema específico do seu público-alvo. E, claro, nessa mesma “isca“, tem que ter a solução para o problema, e que essa solução seja atrativa para o cliente, que, aí sim, vai se sentir compelido a comprar o seu produto.

Fora essa questão da “isca digital”, você precisará também fazer um trabalho contínuo. Ok, o seu cliente assinou a lista, e recebeu o seu conteúdo, certo? Contudo, não basta fazer isso apenas uma vez. É preciso que você mande conteúdos atualizados sempre e sempre para os clientes de sua lista. Assim, talvez, naquele momento ele não queira comprar o seu produto, mas, em outra oportunidade, sim.

Dentro desse contexto, o bom é que você não se atenha somente a mandar ofertas, e sim, conteúdo explicativo sobre aquele produto ou serviço. Isso porque, às vezes, só a oferta não adianta para “fisgar” o cliente, e sim, algo que o deixe interessado de alguma maneira. É a partir disso, que vai se configura uma das principais funções do e-mail marketing, que é manter um bom relacionamento com cliente, deixando-o não só bem informado a respeito daquilo que você oferece, mas, fidelizando-o quando uma venda ocorre, ou até convertendo aquele que, em outra ocasião, possa ter desistido de uma compra.

E, por fim, tente sempre que possível delimitar cada vez mais o seu público-alvo, pois, a partir do momento em que a sua clientela fica cada vez mais definida, as suas estratégias de marketing terão ainda mais foco, indo direto ao ponto, e, consequentemente, você terá menos trabalho e mais resultados positivos.

Concluindo…

Viram como é importante a utilização do e-mail marketing para as suas estratégias de vendas? Além de ter a possibilidade de expandir a clientela, e fidelizar aqueles que já compraram com você, ainda há a possibilidade de recuperar clientes que você julgava “perdidos”.

Agora que já entendeu como essa pode ser uma excelente ferramente pra você, basta fazer o curso em nosso site, e aproveitar todas as oportunidades possíveis para conquistar cada vez mais clientes, tornado o seu produto ou serviço uma referência de mercado.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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