A “magia” da mágica

Uma das artes mais fascinantes que o ser humano inventou ao longo de sua história é a mágica. O poder da ilusão, através de brincadeiras simples, como embaralhar cartas, ou de mágicas mais complexas, ainda hoje, encanta crianças, jovens, adultos, idosos, enfim, a todos.

Tanto é que temos o Curso Online de Mágica, que ensina de maneira simples, online e totalmente gratuita como fazer, através de uma linguagem simples e muito bacana.

Mas, por que a mágica é uma atividade tão apaixonante, seja para profissionais da área, seja para pessoas que fazem dela um hobby?

Na verdade, a resposta pode estar na história da prática, e como ela se relaciona com as pessoas, unindo elas.

Breve histórico

Também chamada de ilusionismo, a mágica é mais antiga do que parece. O primeiro registro de uma apresentação de ilusionismo, pra se ter uma ideia, data de 2.000 a.C. O mágico em questão era chamado de Dedi, cuja a apresentação se deu na frente do faraó Keóps, que incluía trazer corpos decapitados de volta à vida.

Já, na Europa os truques de mágica tiveram problemas com a sua difusão. Na época da Idade Média esta prática era considerada bruxaria, coisa do demônio, e por aí vai. Ainda assim, temos registros de apresentações de mágica na Inglaterra e na Europa ocidental desse período.

E, foi nesse contexto que, no século XVI, surgiu um livro que se tornou importantíssimo para a difusão da mágia: The Discovery of Witchcraft (A descoberta da bruxaria). O livro foi escrito pelo fazendeiro Reginald Scot, que estudou os preceitos mais básicos dessa arte para escrever  sua obra. Vários dos fundamentos da magia usados até hoje fazem parte desse livro.

É no século XVII, mais precisamente na feira de Saint Germain em Paris, que temos os primeiros registros de apresentações de mágicos teatrais. No entanto, só no século XX que surgiram os primeiros tratados profissionais da magia, como o que foi escrito por Ozanam da França, em 1963.

Atualmente, a magia não apenas se tornou uma arte respeitada, como virou pop (que o digam o sucesso de “Harry Potter”, e as suas dezenas de produtos), além de ter virado um passatempo para os mais curiosos.

Benefícios da mágica como passatempo

Muitos podem achar que a prática da mágica só se resume a truques para divertir os amigos, mas, por incrível que possa parecer, há muitos benefícios em se fazer mágica que vão além da pura e simples diversão passageira.

Um desses benefícios, por exemplo, é o exercício constante da sua memória. Uma boa apresentação de mágica se faz com a sequência de um roteiro muito bem memorizado. É tal carta que precisa estar em tal manga da camisa na hora certa, e por aí vai. Tudo certo na hora certa, exercitando a memória a tira colo.

Outro benefício bem bacana no que se refere a fazer truques de mágica é a questão da sociabilidade. Com uma platéia à sua frente, você

poderá não somente socializar, e conhecer novos amigos, como também poderá superar qualquer problema de timidez que tiver. Afinal, um bom mágico é tudo, menos tímido.

Outro bom benefício que podemos citar aqui é no que se refere ao seu poder de improvisação. Suponhamos que, no meio da mágica, algo dê errado. Ora, para não perder o espírito da coisa, um bom mágico terá que driblar essa situação através do improviso, e, mesmo com os percalços, conquistar a platéia. E, exercitar o seu poder de improvisação é essencial também para atividades corriqueiras, no dia a dia, onde você precisa lidar com diversas situações.

Por fim, outro ótimo benefício para você que deseja ingressar no mundo da magia, mesmo que seja por hobby, é o desenvolvimento da sua coordenação motora. A mágica requer bastante habilidade na hora de “iludir” a platéia, de confundir ela com um jogo rápido de mãos, por exemplo, a fim de realizar o truque sem que ninguém perceba. Automaticamente, você estará exercitando a sua coordenação motora, o que pode ser útil em diversas atividades suas, seja no trabalho, seja em casa.

E, você se interessou pelo assunto? Então, saiba mais no curso descrito neste texto, coloque a sua melhor roupa, e encante a sua platéia com fascinantes truques de mágica.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário