Como funciona o Elastic Search?

Você, que navega na Internet com bastante frequência, com certeza, deve fazer grande uso dos chamados buscadores, não é verdade? E, uma das melhores ferramentas desse tipo disponíveis atualmente é o Elastic Search, que consegue processar milhares e milhares de dados em tempo real.

Um dos diferenciais do Elastic Search é que ele usa código aberto (ou, simplesmente, opensource).

Código o quê?

Bem, pra quem não sabe, todo software possui um código que contém a sua programação principal, e quando esse código é aberto, significa que qualquer usuário pode acessar, ler e modificar o seu conteúdo. É o que acontece com o Elastic Search, que é usado, inclusive, como servidor de buscas por empresas como Google, GitHub e Twitter.

E, essa é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais útil para empresários, investidores e afins. Há curso online de Elastic Search, inclusive, para melhorar as buscas por sua empresa, monitorar melhor as suas aplicações, entre outras coisas do tipo.

Principais funcionalidades da ferramenta

Criado há cerca de 8 anos, esse servidor foi desenvolvido na plataforma java, utilizando uma interface bastante comum (JSON sobre HTTP). Além disso, essa é uma ferramenta ideal para se trabalhar em BigData.

Uma das funções dessa ferramenta é amplamente conhecida por quem acessar buscadores constantemente: quando você faz uma busca, e não encontra necessariamente o que queria, o sistema dá a informação de que “você quis dizer…”. É exatamente isso o que um Elastic Search faz.

Mas, tem mais. Bem mais.

Por armazenar uma quantidade enorme de dados, o Elastic Search escala para milhares de servidores simultaneamente, aumentando as possibilidades de busca, com uma profundidade bem alta no processamento de dados.

Para as grandes empresas, então, essa ferramenta tem se tornado bastante eficaz, pois, ela auxilia na tomada de importantes decisões, bem como ajuda a dar um feedback rápido (em tempo real) para o público que, naquele momento, está reagindo a determinado produto ou serviço. E, tudo através das buscas que o Elastic Search possibilita.

E, é justamente essa a maior vantagem de se usar o Elastic Search: a rapidez no processamento de dados. Assim, a gestão dos dados relacionados à sua empresa ou ao seu negócio pode ser melhor trabalhada, facilitando inúmeras atividades que, de outra maneira, seriam mais demoradas.

Eis aqui um exemplo bem prático: uma simples consulta em um banco de dados SQL que levaria um tempo considerável para ser concluída, com a utilização do Elastic Search, esse tempo cai para milésimos de segundo.

Como, nos tempos atuais tempo é ouro, não é preciso dizer mais a importância de se ter uma ferramenta dessas à sua disposição, não é verdade?

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário