Como ser um influenciador digital e lucrar muito

Talvez, o termo “influenciador digital” seja novo pra você. Mas, e se falamos de “youtuber” ou “blogueiro”? Certamente, esses, você já ouviu falar por aí. E, não é à toa que essas áreas ganharam tantos adeptos nos últimos anos, a ponto de muitos deixarem os seus empregos tradicionais para se dedicarem a produzir conteúdo nas mídias sociais.

São áreas que cresceram tanto que podemos dizer que se “profissionalizaram”, com diversos cursos online à disposição de quem quiser se aprofundar no ramo dos chamados “influenciadores digitais”, e poder se sustentar a partir dessa atividade.

Definição do termo e histórico

Digamos que o “digital influencer” seja aquela pessoa com prestígio e poder de alcance suficiente para conseguir influenciar o comportamento das pessoas através das suas opiniões. É claro que, nesse aspecto, você e qualquer outro influenciador digital precisa ter o máximo de cuidado para que as suas ideias não sejam mal-interpretadas, e assim, gerar sérios conflitos. É que nem um jornalista, por exemplo, que necessita seguir um código de ética e conduta para não se perder na profissão.

Muitos, inclusive, pensam que a figura do influenciador digital seja bem recente (coisa de uns 3 ou 4 anos atrás), mas, antes disso, ainda com os (hoje) jurássicos Fotolog, Flogão e Orkut já existiam pessoas que serviam de fonte de inspiração na rede, algo que só fez se expandir como plataformas como o Twitter, o Facebook e o Instagram.

Ao longo desses últimos 10 ou 12 anos, portanto, muitos estão usando com afinco as mídias sociais, seja para divulgarem os seus produtos e serviços, seja para algo mais, como emitir juízo de valor sobre determinados assuntos (ao mesmo tempo que se ganha com publicidade, é claro).

Mas, além de fazer algum dos cursos online que divulgamos aqui no Curso Online EAD a respeito do assunto, você sabe, minimamente, como começar a entrar nessa área, e ser um influenciador digital?

Não se preocupe. A seguir, daremos algumas dicas básicas, mas que podem ser de grande valia.

Iniciando o seu poder de influência

Dentre as coisas que você precisa saber, uma das mais básicas é escolher um nicho de mercado para um público específico do qual você se identifique. É preciso falar daquilo que se entende melhor (música, cinema, tecnologia, empreendedorismo…), e começar fazendo isso em seu círculo de contatos, gradualmente. Dessa forma, aos poucos, você se torna conhecido entre os seus amigos, e depois, entre os amigos dos seus amigos, e por aí vai. A conquista de credibilidade vai fazer parte desse processo inicial também. E, lembre-se de usar bastante as redes socais neste momento.

Outro ponto fundamental é investir em um networking constante. Vai haver algum evento importante na sua cidade, ou nas proximidades? Então, compareça. Não a um, apenas, mas, a vários. Deixe os possíveis consumidores do seu produto ou serviço irem conhecendo você através desses momentos, faça conexões com as pessoas e crie envolvimentos. Em suma, “venda o seu peixe”, e aproveite esses lugares para fazer muito bem o seu marketing pessoal.

Também é importante levar em consideração o seu envolvimento com temas e assuntos atuais. Se você pretende realmente ser um influenciador digital, não pode ficar preso ao passado, a assuntos que “saíram de moda”. Claro, existem aqueles assuntos ditos “educacionais”, que serão perenes e sempre relevantes de alguma forma. No entanto, a grande maioria dos compartilhamentos se dá por assuntos noticiosos, ou seja, produzidos no calor do momento. Contudo, você pode fazer uma mescla dos dois e ter sucesso, como pegar um assunto do momento, e inserir nele um que seja perene e educacional. Aí sim, será um conteúdo de extrema qualidade.

Por fim, podemos dizer que é imprescindível se manter autêntico à sua marca o tempo todo. Até o fim. Você é a sua marca e a sua marca é você. Portanto, quando for vincular qualquer comercial, divulgar um produto ou elaborar algum conteúdo, mantenha sempre o nível de qualidade do material, pois isso é o que acabará consolidando a sua credibilidade como influenciador digital e fazer você lucrar muito com isso, no final das contas.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário