Bebês reborn: um mercado de gente grande

Muitos ainda estranham os chamados bebês reborn, réplicas bastante detalhistas de bebês humanos de verdade. Mas, a verdade é que se trata de um mercado que está crescendo com o passar do tempo, tendo até ótimos cursos online que mostram como confeccionar esses bonecos.

Pra se ter uma ideia, um bebê reborn custa em torno de R$ 2 mil, e engana-se quem pensa que se trata de um artigo infantil. Muitos adultos estão aderindo a essa moda, chegando ao ponto de termos até mesmo uma maternidade exclusiva para esses bebês localizada em Orlando, nos EUA. Existe até mesmo (vejam só!) pessoas que procuram esse tipo de boneco para dar aos pais com Mal de Alzheimer. Ou seja, por mais inusitado que possa parecer, existe público para esse tipo de produto, que fazendo relativo sucesso nesses últimos tempos.

Como fazer o seu bebê reborn?

Você é artesão e se interessou em tentar fazer um bebê reborn? Pois bem, além de cursos online que oferecem informações de como confeccionar esse tipo de boneco, você precisará também de um material bem específica, muitas vezes, importado.

Inicialmente, você terá que conseguir um kit especial , com as partes em silicone do bebê. Depois, você irá precisar de um pouco de tiner, pois esse material será necessário para retirar a tinta das peças do boneco, antes de repintá-las.

Outros materiais que é preciso adquirir são pincéis e tintas especiais, espuma pra enchimento, , materiais comuns de costura, tecidos para o corpo e para as roupinhas do bebê, e, por fim, cabelos para implantação ou perucas pré-fabricadas.

Lembrando que isso é o básico que você preciso ter para fazer um bebê reborn, visto que ainda têm acessórios que precisam ser incorporados ao boneco, como sandálias, mochilas, laços, e por aí vai. E, aí somente a partir daí que você começará a ter algo próximo do desejável.

Pedido e entrega do seu bebê reborn?

Para a compra de um bebê reborn, os trâmites não são compliciados, pois, como o mercado vem se expandido, é fácil encontrar pessoas autônomas e lojas especializadas que vendam esse produto. Você só não vai encontrá-lo em lojas de produtos infantis em geral, já que a sua produção é feita numa escala muito pequena.

Além disso, você tem como solicitar se o bebê vai ser a réplica de uma foto ou de um neném que faça parte daquela família. Sem contar que um bebê reborn pode tanto ser menino, quanto menina.

É interessante também verificar os protocolos necessários para receber um desses. No momento da entrega dele, por exemplo, é feita uma certidão de nascimento com o nome da “mãe” do bebê, bem como informações como peso e data de nascimento.

Bebê reborn e brinquedo industrializado: diferenças

A primeira diferença que podemos citar entre um bebê reborn e um brinquedo “normal”, ou simplesmente de um boneco comercializado amplamente no mercado, é que o primeiro é feito com exclusividade, e tem características próprias, encomendadas pelos clientes.

Há, ainda, a questão dos custo, pois muitos dos materiais são importados, o que torno a confecção desse bebê mais cara do que o usual. E, claro, temos também a questão do valor sentimental muito profundo, embutido no bebê, principalmente se a finalidade for tratar alguma carência de algum membro familiar.

Vale investir nesse mercado?

Sim, vale. Trata-se de um nicho que tende a não se esgotar tão cedo, e como o retorno é grande (até mesmo para suprir os custos de materiais), pra quem tem familiaridade com artesanato e se considera detalhista no acabamento de trabalhos manuais, eis aqui uma oportunidade de ouro.

E, como não somente as crianças, mas o adultos também compõem uma grande parcela do público-alvo de quem compra esses bebês, mostra que o que não vão faltar (pelo menos, nos próximos tempos) são consumidores ávidos por saber com é ter a sensação de cuidar de um neném (mesmo que seja apenas um boneco).

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário