Redação: o calcanhar de aquiles do ENEM

O ENEM se configurou, ao longo desses últimos anos, como uma excelente porta de entrada para se ingressar numa universidade, sem depender única e exclusivamente do tão pesaroso vestibular. No entanto, não é necessariamente fácil tirar uma boa nota no exame, principalmente no que se refere a uma de suas partes mais complicadas: a redação.

Não são poucos os alunos do Ensino Médio que reclamam quando vão fazer a redação, relatando muita dificuldade na hora de elaborar o seu texto. Tanto é que existem cursos especializados em orientar os candidatos nessa questão.

Mas, afinal, dá pra se esquematizar como se faz uma redação nota 1000 no ENEM? A resposta é sim, e, a seguir, vamos dar algumas dicas para isso.

Estruturação do texto

A estruturação correta do seu texto é um dos motivos pelos quais temos o rascunho na prova. Evidentemente que, diante da pressão de se fazer outras questões, relacionadas a outros assuntos, nem sempre ordenamos bem as ideias de primeira. Muitas vezes, é preciso “jogar” tudo no papel, e depois, passar a limpo, ordenando frases e parágrafos, em uma ordem lógica, com coesão e coerência.

E, é aí que reside um bom  texto, principalmente se a sua estrutura contar, claramente, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Por sinal, muitos não se atém a esse detalhe, mas, o ideal é fazer a introdução por último, começando pelo desenvolvimento e a conclusão. Isso porque, como a introdução é a apresentação das suas ideias, você irá fazer uma apresentação melhor caso já tenha colocado o principal no papel.

Lembrando ainda que introdução e conclusão precisam ter, no máximo, 2 ou 4 frases curtas, não mais que isso.

Saber como argumentar

Além da estrutura em si, para que a sua redação fique bem melhor, é necessário que as suas ideias tenham um grande poder argumentativo. Em outras palavras, o seu texto precisa ser convincente. Para que isso saia da melhor forma possível, o recomendável é que você escreva as informações principais que você conhece do tema à parte antes de começar o seu texto.

Tomemos como exemplo o tema corrupção. Frases curtas, e de informação generaliza para ajudar você a desenvolver as suas ideias, do tipo: “a corrupção é um grave problema no Brasil”, “a corrupção não é só política, mas cultural também”, e por aí vai.

E, é neste momento que você não deve ficar preocupado nem com a estrutura do texto, nem com a construção de frases elaboradas, e sim, colocar no papel as ideias puras e simples dessas frases curtas, e, a partir delas, desenvolver o seu texto. É daí que vão surgir os argumentos, principalmente, quando você for organizá-los na estrutura textual da redação.

Fazer citações de autoridades

Nada mais oportuno para uma boa redação do que você mostrar conhecimento e bagagem ao citar importantes frases de autores que se encaixem na proposta do tema. Caso você conheça longas citações de importantes autores como Darwin, Rosseau, e tantos outros, não tenha medo de expôr esse conhecimento.

Só não se esqueça, mais uma vez, que é preciso que essas citações estejam no contexto do tema proposto, pois, caso contrário, isso é fugir do tema, o que tira pontos preciosos de muitas redações por aí. Porém, fazendo uma citação correta, o seu texto, com certeza, irá se destacar entre os demais, ganhando pontos extras por isso.

Apresentar soluções

Não basta apenas argumentar e dissertar sobre um tema qualquer. Numa redação, é precisa apresentar soluções viáveis para a problemática exposta ali, de preferência, na conclusão do texto. Essas soluções não precisam ser nem muito elaboradas, nem muito complexas, contanto que façam sentido.

Muito importante ressaltar, inclusive, que as soluções apresentadas no seu texto não podem, em hipótese alguma, serem questionáveis de um ponto de vista moral e ético, principalmente, se ferirem os princípios dos direitos humanos. “Bandido bom é bandido morto”, por exemplo, precisa ficar de fora da sua redação, mesmo que a sua opinião em particular seja essa.

Lembrando também que apresentar qualquer tipo de preconceito ou intolerância em seu texto está fora de cogitação.

E, então, gostou das dicas? Pois, tem bem mais no Curso Online de Redação ENEM. Inscreva-se nele, estude bem, e, no final desse ano, faça uma excelente prova.

Dica Extra: Clique aqui se você deseja mais informações sobre ENEM.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário