Como fazer um ótimo TCC?

Existe uma sigla que, pra muitos universitários, é motivo de pesadelos constantes: TCC. O famoso Trabalho de Conclusão de Curso é um item obrigatório para a sua formação superior, mas, ao mesmo tempo, requer muito esforço e dedicação do graduando.

Para se ter uma ideia da importância de um TCC, existem até cursos que ensinam a fazê-lo sem maiores complicações, como o Curso Online TCC Sem Drama.

Mas, vocês sabem como fazer bem um TCC?

Se não, a partir de agora, vamos mostrar algumas dicas que podem ser muito úteis para vocês.

E, não se esqueçam de, após lerem este artigo, darem uma conferida no curso citado acima, que, com certeza, será de grande valia.

Dica 1: Escolha o melhor tema possível

Muito estudantes ficam indecisos a respeito de como começar um TCC, mas, a verdade é que, primeiro, é preciso pensar no tema. E, essa será uma decisão muito importante, visto que você terá que se dedicar a essa tema por um bom período da sua vida acadêmica.

Seja um TCC individual ou em grupo, o ideal é que o tema seja familiar, e que desperte o seu interesse (e, o dos demais do grupo, caso o trabalho seja nesse formato). Nunca escolha um tema do qual não goste, ou que não tenha afinidade, a mesmo que você esteja realmente disposto a enfrentar um desafio pessoal, e aprender algo novo.

E, evidentemente, mesmo que o tema seja do seu agrado, cuidado com projetos grandiosos demais. Às vezes, menos é mais, e se você acabar inventando em demasia e querendo um projeto muito megalomaníaco, as chances de tudo dar errado são grandes. Então, tente, ao mesmo tempo, ser arrojado e humilde.

Dica 2: Escolha um orientador ideal

Outro passo importante para um bom desenvolvimento do seu TCC é saber escolher qual orientador será o seu guia nesse processo. Um bom orientador não deixa o estudante “se perder”, sempre indicando o melhor caminho a seguir.

Porém, é bom ter cuidado com o “excesso de afinidade”. Ao mesmo tempo em que o orientador precisa ser amigável, ele também tem que ser rigoroso e exigente, caso contrário, não estará ajudando o seu orientado (ou orientados) em nada.

Além desses aspectos o orientador também necessita ser criativo, e passar essa criatividade para os estudantes, assim, eles irão desenvolver melhor o seu trabalho, mesmo sob orientação.

Dica 3: Elabore o seu próprio cronograma

O tempo pelo qual você vai se dedicar ao seu TCC é diferente do tempo que você vai trabalhar efetivamente nele. Vai depender das normas da instituição de ensino que você estuda. Porém, sejam 6 meses, ou 1 ano, o importante é que você seja muito bem organizado quanto às atividades do seu TCC.

Faça, por exemplo, uma divisão mensal das tarefas necessárias para o seu trabalho, como o recolhimento de dados estatísticos, entrevistas, fotos, filmagens, e por aí vai. O cronograma não precisa ser rigorosamente fechado (afina, imprevistos acontecem), mas, ao menos, você terá um parâmetro do que precisa fazer para o trabalho “andar”.

Dica 4: Saiba tudo da ABNT

Não conhece essa sigla? Pois, prepare-se, já que ela será sua fiel escudeira ao longo de todo o processo de construção do seu TCC. Na realidade, trata-se de um conjunto de normas estruturais que vão delimitar “como” você deve entregar o seu trabalho.

Evidentemente, que se trata de algo muito delicado, por vezes até um pouco chato, mas, necessário. Qualquer erro fora dos padrões da ABNT é o suficiente para tirar pontos preciosos seus. Portanto, estude bem essas normas, e seja craque em suas regras.

Pode ter certeza de que esse esforço valera a pena.

Dica 5: Pratique a sua apresentação final

Aqui, é o grande momento, aquele instante onde você verá os fritos do seu trabalho em relação ao TCC, e à sua graduação como um todo. Portanto, pratique bem essa apresentação para ter ciência de que você está “afiado” no assunto que vai expor à banca examinadora.

Obviamente que por ser um momento decisivo em seus estudos, certo nervosismo pode bater na hora, mas, acredite: você consegue e precisa manter a calma. Uma dica? Faça apresentações diante do espelho para parentes e amigos. Serão ótimos treinos.

Lembrando que a presença de parentes e amigos, por sinal, pode tanto inibir, quanto incentivar a sua apresentação. Decida com calma se você quer realmente convidá-los ou não.

Esperamos que essas dicas iniciais tenham sido úteis para vocês, graduandos em qualquer área, inclusive, para incentivarem a conhecerem o curso “TCC Sem Trauma” citado no início deste artigo.

E, que vocês tenham um ótimo trabalho de conclusão de curso!

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário