Quando Black Mirror Virou Realidade

A série de TV “Black Mirror” vem ficando cada vez mais famosa, e um dos motivos disso é que ela questiona de maneira, às vezes, bem cruel e pesada a relação das pessoas com a tecnologia, até que ponto esses novos aparatos que surgem todos os dias podem nos tornar mais insensível e perversos. Afora a sua brutal crítica social, “Black Mirror” também chama a atenção pelo fato de já ter “previsto” certos avanços tecnológicos que surgiram tempos depois dos episódios que mostravam eles. Estaria a vida imitando a arte? Ou, seria mera “coincidência”?

Certo mesmo é que vamos listar aqui sete avanços tecnológicos recentes “previstos” pela série.

7. Casa Inteligente (episódio “Natal Branco”, especial de Natal da segunda temporada)

Imagem relacionada

Nesse episódio, vemos como a inteligência artificial pode criar ambientes que interagem com os sentimentos de seus habitantes (o problema é que, no caso de “Black Mirror”, isso é mostrado da forma mais perturbadora possível). Já, na vida real, exatamente em 2016, cientistas do MIT criaram uma inteligência artificial capaz de ler emoções e de interagir com elas. Assim, o ambiente da casa é moldado a partir dessa interação.

6. Mente Vazia de Lembranças (presente em todas as temporadas da série)

Resultado de imagem para urso branco black mirror

Não são poucos os episódios de “Black Mirror” que confundem os seus personagens (e, nós, espectadores também) com lembranças “criadas”. Só que essa manipulação da mente já é possível na vida real (pelo menos, pra ratos). Ao manipular um neurotransmissor chamado acetilcolina nos roedores, cientistas conseguiram apagar memórias consideradas assustadoras para os bichinhos. Com isso, os pesquisadores também acreditam na possibilidade de prolongar certas memórias ao nosso bel prazer.

5. Bateria Humana (episódio “15 Milhões de Méritos”, da primeira temporada)

Imagem relacionada

Nesse episódio, pessoas são usadas para gerarem energia, através de bicicletas. Quanto mais você pedala, mais você “ganha”, e isso pode significar uma certa ascensão social, que, claro, a série critica com louvor. Pois, é. Agora, saibam vocês que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts está inventando um dispositivo que irá gerar energia através de todos os seus movimentos. Como ainda está em fase experimental, não sabemos até onde essa tecnologia pode chegar.

4. Bloqueando Pessoas (episódio “Natal Branco”, especial de Natal da segunda temporada)

Imagem relacionada

Ainda falando a respeito deste perturbador episódio, o conceito que conhecemos nas redes sociais de “bloquear alguém” ganhou, aqui, um significado bem mais assustador, com as pessoas podendo bloquear outras ao vivo, onde você só veria a silhueta dela, num vulto que mais parece um fantasma, e nem sequer podia ouvi-la. Já, no nosso mundo, em 2015, o Google+ criou um serviço que consistia em “esconder” alguém de nossas redes sociais, “tirando” as fotos desse alguém do seu álbum, e chegando ao ponto até de bloquear os eventos dos quais ela participou. É, portanto, apertar um botão, e fazer com que a pessoa “desapareça”.

3. Classificando as Pessoas (episódio “Queda Livre”, da terceira temporada)

Resultado de imagem para queda livre black mirror

Imagine só você poder “classificar” as pessoas para absolutamente tudo o que elas fizeram, e os níveis sociais serem determinados por isso, onde todos ficam obcecados com uma nota imaginária? Bem, no episódio “Queda Livre”, de “Black Mirror”, isso é possível. E, segundo a China também. De acordo com estimativas, até 2020, todos os chineses possuirão uma nota particular em seu crédito social, segundo as autoridades, para encorajar uma sociedade “socialista harmônica”.

2. Lentes de Contato que Tudo Veem (episódio “Toda a sua História”, da primeira temporada)

Resultado de imagem para toda a sua história black mirror

Pelo menos, em “Black Mirror”, as pessoas possuem implantes cerebrais que interagem com espécies de lentes de contato que conseguem filmar, fotografar e transformar a realidade num mero jogo, fazendo você ver um mundo que pode ser completamente “manipulado”. E, ao que tudo consta, a realidade não está tão distante assim da fantasia. Em 2016, a Samsung registrou uma patente para a produção de lentes com microcâmeras integradas e conexão wi-fi, e que seriam controladas a partir do seu smartphone, possibilitando (acreditem!) uma experiência de realidade aumentada online. Bom ficarmos atentos, pois, o Google prometeu um chip injetável diretamente nos olhos humanos, com as mesmas funções dessas lentes da Samsung.

1. Hackers de Olho em Tudo e em Todos (3ª temporada)

Resultado de imagem para hackers black mirror

Há pouco mais de um ano atrás, uma notícia chamou a atenção de quem usa computador com muita frequência: um casal na Inglaterra foi hackeado em sua residência, enquanto frequentava sites adultos, por alguém que quis testar a segurança das Smart TVs, com câmera e microfone. Resultado: isso expôs ainda mais a vulnerabilidade da rede, mostrando que, sem muita dificuldade, hackers podem invadir a nossa intimidade. Parece mais teoria da conspiração de algum episódio de “Black Mirror”, não é verdade? Bem, se na série os personagens realmente se dão mal nessas questões, na vida real, você fazer algo para evitar isso, começando por atualizar o sistema de proteção de internet sem fio para o protocolo de WPA2 (esse, mais complicado de ser invadido).

Dica Extra

Todos esses avançados tecnológicos podem nos fazer pensar: “onde encontrar tanta criatividade assim?”. Se esta dúvida passou pela sua cabeça, talvez seja o momento certo de conhecer o Keep Learning School.

 

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário