Como montar espetinhos?

O mundo do empreendedorismo é cheio de possibilidades. E, uma das mais lucrativas (inclusive, em tempos de crise) é no ramo de alimentos. Um, em específico, é bem fácil de fazer e custa bem pouco, que é o dos espetinhos. A demanda para esse tipo de produto é sempre alta, inclusive, no que se refere a cursos online muito bons ensinando como montar espetinhos, entre outras coias do tipo.

Engana-se, no entanto, quem pensa que, para montar esse tipo de negócio, é somente assar carne, colocar em espetinhos e vender em lugar qualquer. Não. Como todo empreendimento que se preze, há certos detalhes que precisam ser planejados antes de você partir para esse tipo de negócio.

Vamos então saber um pouco do que é preciso vender espetinhos, e ganhar muito bem com isso.

Primeiro de tudo: um ponto certo

Esse deve ser o ponto de partida se você quer realmente investir em espetinhos. Afinal, estamos falando do local onde você ficará para receber a sua clientela, e isso é muito importante caso você realmente queira ter lucro em seu investimento.

Alguns aspectos precisam ser levados em consideração nessa escolha. Um dele é a quantidade de pessoas que passam diariamente naquele local? São poucas pessoas? Muitas? Em que horário tem um fluxo maior de gente? Ou seja, trata-se de uma análise que precisa ser minuciosa.

Leve em consideração também outros aspectos fundamentais, como se o local é seguro e de fácil acesso para as pessoas, e, claro, é preciso consultar primeiro a prefeitura para saber se você tem autorização para comercializar naquele lugar.

Algumas dicas de bons locais? Pracinhas, em frente a escolas e faculdades, e próximos a parques. Pelo fato de você precisar se deslocar, às vezes, para lugares um poucos distantes, tente ter um veículo bem equipado para isso. Muitos aproveitam para “turbinarem” vans, por exemplo.

Equipamentos e produtos de qualidade

Aqui se trata do alicerce do seu negócio de venda de espetinhos. Não se faz um bom produto final com equipamento e matéria-prima ruins. Portanto, churrasqueiras, espetos, gaveta para colocar espetos já prontos, tudo isso precisa ser de ótima qualidade.

Nesse aspecto, atenção mais do que redobrada na hora de comprar carnes e ingredientes para os molhos. Tudo isso precisa ser de boa qualidade, caso contrário vai dar mais trabalho a você (carne muito dura é difícil de amaciar), e, consequentemente, os clientes não sairão satisfeitos.

Procure analisar bem a relação custo-benefício nesse caso, para não gastar de menos e colocar o seu negócio a perder, nem gastar demais, e ter prejuízo.

Formalizando o negócio

Um dos aspectos essenciais para qualquer negócio é a sua legalidade perante os órgãos públicos. O bom é que, nesse caso de montar um negócio de venda de espetinhos (além de outros investimentos similares), a coisa não é tão burocrática assim.

Pra isso, basta procurar o Sebrae ou via net através do Portal do Empreendedor, que você já sairá com um CNPJ prontinho no mesmo dia. Assim, você já estará classificado como um MEI (Microempreendedor Individual).

Faça um negócio atrativo para os clientes

De nada vai adiantar tanto esforço caso você não consiga atrair clientes para o seu comércio de espetinhos. E, aí cabe à sua criatividade como resolver isso. Pode ser um nome chamativo para o seu negócio, pode ser ofertas e promoções que causem algum impacto imediato, enfim. O importante é tentar fidelizar o cliente, oferecer algum diferencial, e fazer ele se lembrar de que ali, naquele lugar, tem um espetinho de excelente qualidade.

Tendo um bom relacionamento com a sua clientela, e fazendo o seu produto com qualidade, higiene e criatividade, um negócio baseado em espetinhos dará um ótimo lucro a você, com um investimento razoavelmente baixo.

Afinal, saindo da faculdade ou do trabalho, ou simplesmente estiver passeando pelo local, quem não quer experimentar um delicioso espetinho? Pode apostar: nisso, você está com a faca e o espeto na mão. Basta aproveitar.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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