Imagine só ter a casa dos sonhos, em que funções, das mais simples às mais elaboradas, sejam feitas com um click, ou até mesmo com um estalar de dos? Ok, parece ser muita “ficção científica” e pouca “realidade”, não é mesmo? Mas, acredite: a automação de casas está ficando, cada vez mais, na crista da onda. Tanto é que o que não faltam no mercado de hoje são cursos online que ensinam como fazer a programação correta de uma residência, no quesito da automação (sim, dá pra se ganhar – muito – dinheiro com isso).
Os benefícios desse tipo de tecnologia presente em nossas casas são muitos, entre eles, otimizar o seu tempo, já que você irá passar bem menos tempo realizando tarefas domésticas triviais. Um verdadeiro sonho de consumo, não?
Portanto, a seguir, vamos esmiuçar algumas das mais fortes tendências atuais de automação residencial.
Segurança à toda prova
Certamente, uma das áreas de maior preocupação das pessoas hoje em dia, é a segurança em suas casas. Nesse sentido, grandes marcas estão se especializando para fornecer um sistema de automação que seja mais ágil e eficaz. Os produtos, aos poucos, estão ficando mais e mais inteligentes, conseguindo “prever” situações de risco, como invasões, por exemplo. Incluem-se entre esses produtos, câmeras de alta definição, com identificação imediata de objetos.
Existem até dispositivos testados que serão ainda mais avançados, fazendo com que haja desde o reconhecimento fácil dos usuários, até o desligamento total da iluminação através de sistemas integrados.
>> Clique aqui e faça um curso online de Automação Residencial
Chegou a hora do multi-room
Imagine só transformar um cômodo de sua casa, como a sala, por exemplo, em um verdadeiro ambiente de sons interligados com imagens de alta definição? O sistema de multi-room faz isso pra você. Como? Simples: através de cabeamento e caixas conectadas por Wi-Fi. Com isso, a sua experiência com áudio e vídeo será tão intensa que você se sentirá num autêntico cinema multiplex, num nível de imersão que você nunca pensou ter em sua casa.
Algumas dicas para uma boa instalação de um multi-room em sua residência são importantes, como manter padrão de caixas, home theater, subwoofer e demais equipamentos, e se certificar que os equipamentos e periféricos se conectam entre bluetooth e Wi-Fi.
Assistentes de voz estão com tudo
Esse ano está sendo acirrado em se tratando desse tipo de dispositivo. Google e Amazon estão disputando esse mercado a “ferro e fogo”, e que vença o melhor! Na verdade, nós, consumidores, é que saímos ganhando no final, pois temos à nossa disposição equipamentos cada vez mais sofisticados, onde os comandos de voz (sob um conceito maciço de inteligência artificial) dá vazão a fazer fazer qualquer coisas em sua casa, desde ligar um aparelho de som, até desligar as luzes de sua residência.
E, sem contar que a Apple também está começando a entrar nesse mercado com tudo. Aguardemos muitas novidades por aí anida!
A eterna busca do bem-estar
A tecnologia de ponta precisa ter, entre suas finalidades, o bem-estar das pessoas, afinal, não é compreensível que, com os avanços da tecnologia, haja mais esforço para fazer atividades do dia a dia, não é mesmo? Por isso, a automação de uma casa também leva (ou precisa levar) em consideração o ajuste do ambiente para uma maior tranquilidade do usuário, seja quando ele chega em casa, após o trabalho, seja na hora de dormir, por exemplo.
A integração da maioria desses sistemas (que se dá através de sensores e wearables) permitirá a transmissão direta de dados em tempo real. Um bom exemplo disso são os mais recentes aparelhos que regulam a qualidade do ar, e até pulseiras inteligentes, que monitoram a frequência cardíaca e a temperatura corporal dos usuários.
Pois é, estamos vivendo tempos de novas e interessantes tecnologias, e a depender das mentes brilhantes por aí, logo logo a nossa casa será tão high-tech quanto as ficções científicas que vemos por aí nos filmes.
> Clique aqui e faça um curso online de Automação Residencial
Dica Extra: Você sabe o que é comprar uma casa na planta? Clique aqui e veja as dicas.