As técnicas de desenho são aprimoradas com o passar do tempo, a partir da prática e consistência nos estudos, tendo em vista que ser um expert em habilidades específicas requer determinação e conhecimento específico.
Neste artigo, te ajudaremos a melhorar a sua habilidade de desenho através de dicas simples e avançadas, fazendo com que você aprenda a usar o feedback como uma crítica construtiva, até obter um traço preciso, atraente e profissional.
Saiba aqui quais são as principais técnicas de desenho para iniciantes por meio de dicas básicas e avançadas:
Quais são as principais técnicas de desenho para iniciantes?
Em primeiro lugar, é necessário compreender que antes de iniciar as ilustrações, é exigido um conhecimento profundo sobre técnicas de desenho, entendendo um pouco mais a respeito de texturas, formas e complexidade que cada figura exige. Dessa maneira, é possível analisar qual o estilo de desenho mais combina com você.
Começar por ilustrações com alta complexidade é uma atitude completamente prejudicial, capaz de atrapalhar e desestimular os artistas em função das eventuais falhas.
1. Faça exercícios básicos
É normal se sentir inseguro quando está aprendendo a desenhar e, por esse motivo, os exercícios básicos são ideais para artistas iniciantes, facilitando o processo de aprendizagem. Tornar a prática um hábito é muito importante para compreender um pouco dos movimentos e de suas particularidades, sem pensar em desistir.
A partir desses exercícios, há como entender melhor o seu próprio jeito de desenhar, analisando a forma como segura o lápis, controla a força e a precisão dos rabiscos e a coordenação motora.
Para isso, é preciso possuir somente um lápis e um papel e começar treinando com detalhes básicos de objetos até aperfeiçoá-los completamente. Assim, há como comparar os primeiros traços com os atuais.
2. Comece com desenhos básicos
Ao observar as técnicas de desenho das outras pessoas, é comum que um artista iniciante fique se cobrando e comparando, no entanto, esse é um dos maiores erros para quem está começando os estudos em arte.
Por mais que seja emocionante pensar na evolução, o processo requer que desenhos simples sejam feitos no início, sem que nenhuma etapa seja pulada. Lembre-se de ser justo consigo e respeitar o seu próprio tempo, até que os movimentos com a mão se tornem mais evoluídos.
3. Treine a observação
Se possível, tire um momento do seu dia para ir a rua observar os contornos, linhas, sombras, proporções e formas presentes em diversos locais urbanos, e analise-os a partir de sua perspectiva.
Há como realizar o treino até mesmo no conforto de seu próprio lar, observando fotos de familiares e amigos. Por exemplo, até mesmo o desenho de um amigo com piercing na boca e tattoos é uma boa inspiração para ilustrar com enfoque em detalhes, compreendendo e explorando assim, um pouco mais sobre linhas e formas, e aprimorando as suas técnicas de desenho.
4. Procure por referências
Se inspirar nos desenhos de outra pessoa é uma das melhores formas de aprendizado e, por essa razão, as referências são bastante utilizadas durante todo o processo de aprendizagem.
Analisar as perspectivas e estilos de cada um, bem como a experiência do processo criativo, ajuda a identificar as técnicas de desenho utilizadas na ilustração. Com isso, é possível criar a sua própria identidade.
No Pinterest, por exemplo, há como encontrar diversas referências de artistas do mundo inteiro, basta digitar na busca a palavra-chave referente ao que você deseja encontrar.
5. Experimente materiais diferentes
Como você viu ao longo do artigo, há diversas maneiras de começar um estudo em arte somente com lápis e papel. No entanto, para cumprir essa tarefa é preciso obter materiais eficientes para a construção da ilustração.
Durante o aprendizado, é indicado experimentar diversos tipos de materiais, como numerações distintas de lapiseiras, caneta com alta pigmentação, pincel, tinta e sketchbook, por exemplo. Desse modo, o artista consegue aprimorar o seu manuseio e entrega traços mais definidos, podendo até mesmo se arriscar na aquarela.
6. Assista vídeo aulas gratuitas no Youtube
Se você procura por ferramentas que ofereçam conteúdos grátis e cursos livres para aprender a desenhar, o Youtube é uma das melhores e únicas opções.
Na plataforma, existem várias vídeo aulas gratuitas com conteúdos exclusivos para artistas iniciantes e avançados, contendo dicas e tutoriais específicos. Caso desejável, é permitido compartilhar os desenhos e processos criativos, visando crescer e aprimorar a sua experiência. Afinal, um feedback construtivo é uma maneira de melhorar o trabalho, adicionando pontos que podem ser úteis e antes você nem sequer sabia que havia.