Sem dúvida, uma grande parcela da população está cada vez mais engajada no que diz respeito à saúde e ao bem-estar, e, nesse aspecto, as dietas têm lugar garantido. Tanto é que diversas delas, inclusive, ensinadas em cursos online, aparecem a todo momento, dando possibilidades de se escolher qual a melhor dieta a seguir.
Porém, o problema é justamente esse: escolher qual dieta fazer. Isso porque existem certas precauções que precisam ser tomadas antes de realizar qualquer uma delas, por melhores que possam parecer. E, são essas dicas que daremos a seguir.
Independente do “prazo de validade de uma dieta”, tenha sempre uma alimentação saudável
Mesmo que você tenha conseguido o seu intuito de emagrecer ao fazer uma dieta, e mesmo que esta tenha data definida para “acabar”, o ideal é que, após ela, você continue tendo uma alimentação rica e saudável. Até mesmo porque o seu corpo estará mais acostumado a uma alimentação mais diferenciada, e passar a ter hábitos desse tipo mais saudáveis passará a ser mais simples.
Portanto, lembre-se sempre de que, independente até mesmo da dieta que venha a fazer, você precisa ter uma alimentação adequada para preservara a própria saúde.
Procure alguma dieta cuja método ou ingredientes lhe deem prazer
Nada pior do que fazer algo que parece ser uma “obrigação”. Desse jeito, há mais chances de você desistir, certamente. Portanto, seja uma dieta, ou até mesmo uma atividade física que também vise o seu emagrecimento, é preciso que tudo lhe dê prazer, mesmo que seja um prazer mínimo.
Para seguir adiante, é preciso não somente força de vontade, mas, estímulo. E, se os procedimentos para atingir aquele objetivo derem alguma satisfação, melhor ainda.
Dê preferência a alimentos que sejam integrais
A preferência por tais alimentos tem uma explicação bem simples: eles são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Ou seja, ao invés daquele velho pãozinho francês, o ideal seria um pão integral na hora das compras.
Mas, cuidado: alimentos integrais também são calóricos, ou seja, se houver exagero, a sua ingestão pode ser prejudicial de alguma forma.
Salada antes, e frutas depois
Sem dúvida, as melhores dietas são aquelas que aconselham a ingestão de frutas e verduras e seus cardápios. Mas, não só. É preciso que se tenha certas regras quanto a isso. Por exemplo: o ideal é comer salada antes do almoço e do jantar, bem comer comer alguma frutas após essas refeições, tipo sobremesa.
Só isso já garante um controle de peso adequado, bem como uma vida bem mais saudável.
Comer de maneira fracionada
Uma boa dieta também consiste em não exigir que você fique muito tempo em jejum, pois, a longo prazo, isso acaba sendo prejudicial para o organismo. Além disso, períodos muito prolongados de jejum tendem a deixar você com muita fome, o que pode ocasionar de você comer mais do que deveria quando for se alimentar.
Portanto, o ideal é se alimentar de maneira fracionada, estando ou não, de dieta. Comer a cada 3 ou 4 horas é o mais recomendável, contanto que não hajam exageros nas refeições realizadas.
E, claro: procure sempre o auxílio de um especialista
Antes de começar qualquer dieta, por mais simples que ela possa parecer, o recomendável é procurar um especialista, de preferência, um nutricionista, pois, é ele quem vai solicitar exames necessários para saber se você está apto ou não a fazer determinada dieta.
E, mesmo após ter começado e terminado uma dieta, é recomendável o acompanhamento de um nutricionista para saber se tanto você está seguindo os parâmetros corretos de uma boa alimentação, quanto saber qual o procedimento alimentar após o término de uma.
Com essas dicas básicas, portanto, dá pra começar qualquer dieta com o pé direito, e melhor, sempre prezando pela saúde e pelo bem-estar.
Dica Extra: conheça agora a Dieta de 21 dias.