Por que todo vendedor deve estudar vitrinismo e visual merchandising?

Do que se trata o vitrinismo?

Em primeiro lugar: você sabe o que é vitrinismo? Essa palavra pode parecer estranha para quem não está familiarizado, mas, acredite, trata-se de algo muito útil pra quem trabalha com marketing e vendas em geral.

De forma bem resumida, podemos dizer que vitrinismo é uma profissão que está começando a ter um grau de visibilidade maior, sendo a junção de vertentes artísticas com técnicas de publicidade e de vendas, como o próprio nome já indica, relacionada à uma vitrine, e, em linhas, gerais, ao mostruário de um produto.

É o tipo de estratégia que impulsiona qualquer venda que seja, por um motivo bem simples: a atração que o consumidor possui em uma vitrine bem elaborada. Uma amostra diferente e atrativa dos seus produtos em exposição induz, facilmente, qualquer pessoa a entrar na sua loja. Além disso, é a vitrine que consegue relacionar a procura com a oferta, gerando, assim, as vendas naquele momento, naquele instante.

E, esse tal de visual merchandising?

Antes de qualquer coisa, é preciso levar em consideração de que o visual merchandising faz parte do merchandising, e que faz, ao mesmo tampo, parte do marketing.

Ou seja, dentro dessas correlações, o que um visual merchandising pretende é satisfazer o cliente a partir de um planejamento sério e minucioso das atividades que visam mostrar o produto, que, neste caso, levará, visualmente, a marca da empresa.

Para esta estratégia é muito importante ter em mente a expressão “visual da empresa”, pois, o produto e ser exposto para venda terá que ter a “cara” da empresa, e, a depender do nível de satisfação do cliente, este pode associar ela a algo bom ou ruim.

Mas, no que o vitrinismo e o visual merchandising ajudam nas vendas?

Não se engane: ambos os conceitos acima não visam apenas deixar o produto mais bonito ou mais agradável aos olhos do cliente. A questão é mais profunda do que isso. Trata-se, primeiramente, de causar um impacto positivo no cliente, cujo objetivo é fidelizá-lo através da satisfação de uma compra bem sucedida, o que ajuda o vendedor positivamente em todos os sentidos, tanto na venda concluída, quanto na indicação que o comprador fará a respeito de um processo que, pra ele, foi agradável.

Isso é bem simples de entender, já que não basta apenas vender um produto. A forma como ele é vendido  (principalmente, na questão visual), o tratamento dado durante o processo e o pós-venda são fundamentais, pois, um cliente satisfeito não apenas retornará, mas, indicará também a sua empresa aos seus amigos e conhecidos.

E, é bom ressaltar que tudo no campo visual tem que ser pensado visando essa satisfação do consumidor, desde o produto que, de forma envolvente, é exposto, até mesmo a iluminação que incide no próprio produto e na loja. Isso mesmo; iluminação. Pois, se o cliente se sentir irritado ou desconfortável no ambiente em que está, isso conta pontos negativos.

Num aspecto geral, tanto a vitrine (vitrinismo), como a loja em si (visual merchandising) precisam passar uma sensação convidativa, agradável e confortável ao cliente, que, nem lugar assim, tende a ser melhor abordado para que a venda se concretize, e por isso, é fundamental que o vendedor tenha conhecimento desses aspectos, que podem parecer mínimos, mas, que fazem uma grande diferença.

Enfim…

Se você, vendedor, pretende melhorar as suas vendas, não se atenha somente a abordagem verbal ou escrita com o cliente, mas, também em como o produto se mostra através da vitrine, e como o ambiente acolhe o cliente. Aproveite, sempre que puder, para realizar cursos que lhe ajudem a fazer tanto uma abordagem melhor, quanto elaborar um ambiente mais adequado para que uma venda possa ocorrer de forma bastante satisfatória para todas as partes.

Pensando nessas estratégias, você conseguirá fazer com que a experiência de compra do consumidor seja tão agradável, que um dos grandes objetivos numa venda terá sido cumprido: o cliente estará fidelizado e indicará a sua loja a outras pessoas. E, todos sairão felizes ao final do processo.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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