Secretário afirma que licenciaturas a distância terão que ser encerradas em universidade pública online de SP

Secretário afirma que licenciaturas a distância terão que ser encerradas em universidade pública online de SP

A educação a distância tem sido uma alternativa cada vez mais utilizada por instituições de ensino superior para ampliar o acesso à educação e atender às demandas de um mundo cada vez mais conectado. No entanto, a qualidade do ensino a distância ainda é um tema controverso e que gera debates acalorados. Recentemente, o secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou que as licenciaturas a distância oferecidas pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) terão que ser encerradas. A decisão gerou polêmica e levantou questionamentos sobre a qualidade do ensino a distância e o futuro da educação no Brasil.

As licenciaturas a distância na Univesp

A Univesp foi criada em 2012 com o objetivo de oferecer cursos de graduação e pós-graduação a distância, gratuitos e de qualidade, para atender às demandas do estado de São Paulo. A universidade é uma parceria entre o governo do estado, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Atualmente, a Univesp oferece 18 cursos de graduação a distância, sendo 11 licenciaturas e 7 bacharelados, além de 6 cursos de pós-graduação. Os cursos são totalmente online, com aulas gravadas e materiais disponibilizados na plataforma virtual da universidade. Os alunos também têm acesso a tutores e professores para tirar dúvidas e participar de atividades presenciais em polos de apoio espalhados pelo estado.

A decisão do secretário

Em entrevista à imprensa, o secretário Rossieli Soares afirmou que as licenciaturas a distância oferecidas pela Univesp terão que ser encerradas. Segundo ele, a decisão foi tomada após uma análise da qualidade do ensino a distância oferecido pela universidade. O secretário alega que os cursos não atendem aos critérios de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que, por isso, não podem continuar sendo oferecidos.

Entre os critérios de qualidade citados pelo secretário estão a falta de atividades práticas e a ausência de avaliações presenciais. Além disso, ele também apontou a falta de infraestrutura adequada nos polos de apoio, o que compromete a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

A polêmica sobre a qualidade do ensino a distância

A decisão do secretário gerou polêmica e dividiu opiniões. Enquanto alguns defendem que a qualidade do ensino a distância ainda é questionável e que é preciso garantir que os alunos recebam uma formação de qualidade, outros argumentam que a decisão é um retrocesso e que a educação a distância é uma alternativa viável e necessária para ampliar o acesso à educação.

De fato, a qualidade do ensino a distância ainda é um tema em discussão. Enquanto alguns estudos apontam que os alunos a distância têm desempenho semelhante ou até superior aos alunos presenciais, outros apontam que a falta de interação e a ausência de atividades práticas podem comprometer a formação dos alunos.

No entanto, é importante ressaltar que a qualidade do ensino não depende apenas da modalidade de ensino, mas também da estrutura e do investimento oferecidos pelas instituições. É possível oferecer um ensino de qualidade tanto presencial quanto a distância, desde que haja investimento em infraestrutura, formação de professores e acompanhamento dos alunos.

O futuro da educação a distância no Brasil

A decisão do secretário de encerrar as licenciaturas a distância na Univesp levanta questionamentos sobre o futuro da educação a distância no Brasil. Afinal, a modalidade tem sido uma alternativa para ampliar o acesso à educação e atender

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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