Secretário afirma que licenciaturas a distância da universidade pública de SP terão que fechar

Secretário anuncia fechamento de licenciaturas a distância da universidade pública de SP

O ensino a distância (EAD) tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, principalmente devido à sua flexibilidade e acessibilidade. No entanto, essa modalidade de ensino ainda é alvo de muitas discussões e debates, especialmente quando se trata de cursos de licenciatura. Recentemente, o secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, anunciou que as licenciaturas a distância oferecidas pela universidade pública de São Paulo terão que fechar.

Essa decisão tem gerado polêmica e dividido opiniões entre especialistas, professores e estudantes. Enquanto alguns defendem que a medida é necessária para garantir a qualidade do ensino, outros acreditam que ela é um retrocesso e prejudicará a formação de novos professores. Neste artigo, vamos analisar os argumentos de ambos os lados e entender melhor o impacto dessa decisão.

As licenciaturas a distância da universidade pública de SP

A universidade pública de São Paulo é uma das mais renomadas do país, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Em 2017, a instituição iniciou a oferta de cursos de licenciatura a distância, com o objetivo de formar professores para atuar na educação básica.

Atualmente, são oferecidos os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática, com duração de 4 anos e aulas ministradas totalmente online. A universidade também conta com polos presenciais em diferentes cidades do estado de São Paulo, onde os estudantes podem realizar atividades práticas e avaliações.

De acordo com o secretário Rossieli Soares, a decisão de fechar as licenciaturas a distância da universidade pública de SP foi tomada após uma avaliação que constatou a baixa qualidade do ensino oferecido nessa modalidade. Segundo ele, os cursos não atendem aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e não garantem uma formação adequada aos futuros professores.

Argumentos a favor do fechamento

Para o secretário, a qualidade do ensino é o principal fator a ser considerado na decisão de fechar as licenciaturas a distância da universidade pública de SP. Ele afirma que os cursos não cumprem com as exigências do MEC, que estabelece uma carga horária mínima de 3.200 horas para a formação de professores.

Além disso, Rossieli Soares também aponta que a formação de professores é uma área sensível e que exige uma formação presencial, com aulas práticas e estágios supervisionados. Segundo ele, a educação não pode ser tratada como um produto e a formação de professores não pode ser reduzida a um ensino a distância.

Outro argumento utilizado pelos defensores do fechamento das licenciaturas a distância é a falta de interação e troca de experiências entre os estudantes. A formação de professores requer um contato próximo com os colegas e professores, o que é dificultado no ensino a distância.

Argumentos contra o fechamento

Por outro lado, há quem defenda que o fechamento das licenciaturas a distância da universidade pública de SP é um retrocesso e prejudicará a formação de novos professores. Para eles, a modalidade de ensino a distância é uma alternativa viável e necessária para suprir a demanda por professores em todo o país.

Além disso, os defensores do EAD argumentam que a qualidade do ensino não está diretamente ligada à modalidade, mas sim à estrutura e metodologia utilizadas. Ou seja, é possível oferecer um ensino de qualidade no formato a distância, desde que sejam adotadas as medidas adequadas para garantir a aprendizagem dos estudantes.

Outro ponto levantado é a questão da acessibilidade. Muitos estudantes não têm condições de frequentar um curso presencial, seja

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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