Secretário afirma necessidade de encerrar licenciaturas a distância em universidade pública online de SP – Terra

Secretário defende encerramento de licenciaturas a distância em universidade pública online de SP

O ensino a distância (EAD) tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, principalmente com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à internet. No entanto, essa modalidade de ensino ainda gera muitas discussões e debates, principalmente quando se trata de universidades públicas. Recentemente, o secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou a necessidade de encerrar as licenciaturas a distância oferecidas pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A declaração gerou polêmica e levantou questionamentos sobre a qualidade do ensino a distância e o papel das universidades públicas nesse contexto.

Univesp: a universidade pública online de São Paulo

Criada em 2012, a Univesp é uma universidade pública online que oferece cursos de graduação e pós-graduação a distância. Com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior, a instituição é mantida pelo governo do estado de São Paulo e oferece cursos gratuitos em parceria com outras universidades públicas, como a USP, Unicamp e Unesp.

Atualmente, a Univesp conta com mais de 60 mil alunos matriculados em seus cursos de graduação em Pedagogia, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química. Além disso, a universidade também oferece cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Discussões sobre a qualidade do ensino a distância

A declaração do secretário Rossieli Soares gerou discussões sobre a qualidade do ensino a distância oferecido pela Univesp. Segundo ele, as licenciaturas a distância não têm a mesma qualidade que os cursos presenciais e, por isso, devem ser encerradas. O secretário também afirmou que a modalidade a distância não é adequada para a formação de professores, já que a formação presencial é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a atuação em sala de aula.

No entanto, essa afirmação é contestada por muitos especialistas e estudiosos da área de educação. Para eles, a qualidade do ensino a distância não está relacionada à modalidade em si, mas sim à forma como o curso é estruturado e conduzido. Além disso, a tecnologia tem avançado cada vez mais e possibilitado a criação de ambientes virtuais de aprendizagem que oferecem recursos e ferramentas que podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.

O papel das universidades públicas no ensino a distância

Outro ponto levantado pela declaração do secretário é o papel das universidades públicas no ensino a distância. A Univesp é uma instituição pública e, como tal, deve oferecer ensino de qualidade e gratuito para a população. No entanto, a discussão sobre a oferta de cursos a distância por universidades públicas ainda é um tema controverso.

Enquanto alguns defendem que as universidades públicas devem se dedicar exclusivamente ao ensino presencial, outros argumentam que a modalidade a distância pode ser uma forma de ampliar o acesso ao ensino superior e democratizar o conhecimento. Além disso, a oferta de cursos a distância pode ser uma alternativa para a falta de vagas em cursos presenciais e para a formação de professores em regiões mais afastadas dos grandes centros.

Desafios e oportunidades do ensino a distância

O ensino a distância ainda enfrenta muitos desafios, como a falta de infraestrutura adequada, a necessidade de formação de professores para atuar nessa modalidade e a garantia da qualidade do ensino. No entanto, também oferece oportunidades, como a flexibilidade de horários, a possibilidade de conciliar estudos e trabalho, e a democratização do acesso ao ensino superior.

Além disso, a pandemia de Covid-19 mostrou a importância do ensino a distância como uma alternativa para a continuidade do ensino em momentos de crise. Com as aulas

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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