RS forma primeira turma de Educação Indígena EAD no Brasil – G1

RS forma primeira turma de Educação Indígena EAD no Brasil

No dia 19 de dezembro de 2020, o Rio Grande do Sul fez história ao formar a primeira turma de Educação Indígena na modalidade de Ensino a Distância (EAD) no Brasil. A cerimônia de formatura, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contou com a presença de 25 alunos indígenas de diferentes etnias, que concluíram o curso de Licenciatura em Educação do Campo e Educação Indígena.

A iniciativa pioneira é fruto de uma parceria entre a UFRGS e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que juntas criaram o curso de Educação Indígena EAD em 2016. O objetivo é formar professores indígenas para atuarem em suas comunidades, levando em consideração suas culturas, tradições e línguas.

Um marco na educação indígena brasileira

A formatura da primeira turma de Educação Indígena EAD no Brasil é um marco importante na história da educação indígena no país. Até então, não havia nenhuma iniciativa semelhante que oferecesse formação específica para professores indígenas na modalidade de ensino a distância.

A criação do curso é uma resposta à demanda das comunidades indígenas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar o ensino superior presencial. Com a modalidade EAD, os alunos podem estudar sem precisar se deslocar para longe de suas comunidades, o que facilita a continuidade de suas atividades e preservação de suas culturas.

Um curso pensado para as comunidades indígenas

O curso de Educação Indígena EAD foi desenvolvido com base em uma perspectiva intercultural e bilíngue, levando em consideração as especificidades e necessidades das comunidades indígenas. Além das disciplinas comuns a todos os cursos de licenciatura, como pedagogia, didática e psicologia da educação, o curso também aborda temas relacionados à história e cultura indígena, línguas nativas e educação do campo.

Os alunos também tiveram a oportunidade de realizar estágios em suas próprias comunidades, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e fortalecendo a relação entre a teoria e a prática.

Um passo importante para a valorização da diversidade cultural

A formatura da primeira turma de Educação Indígena EAD no Brasil é um passo importante para a valorização da diversidade cultural e o reconhecimento da importância da educação indígena. A formação de professores indígenas capacitados e sensíveis às especificidades de suas comunidades é fundamental para garantir uma educação de qualidade e respeito às culturas e tradições dos povos originários.

Além disso, a iniciativa também contribui para a preservação e valorização das línguas indígenas, que são patrimônios culturais e linguísticos do nosso país. Com professores indígenas falando suas línguas nativas, as crianças e jovens das comunidades podem se reconhecer e se sentir representados na escola, fortalecendo sua identidade e autoestima.

Desafios e perspectivas para o futuro

Apesar dos avanços e conquistas, ainda há muitos desafios a serem enfrentados na área da educação indígena no Brasil. A falta de políticas públicas efetivas e a discriminação ainda são obstáculos para a garantia de uma educação de qualidade para os povos indígenas.

No entanto, a formatura da primeira turma de Educação Indígena EAD no Brasil é um sinal de esperança e um exemplo de que é possível promover uma educação inclusiva e respeitosa com as diversidades culturais. A perspectiva é que mais iniciativas como essa sejam criadas em outras regiões do país, ampliando o acesso à formação de professores indígenas e fortalecendo a educação nas comunidades.

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Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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