Nova oportunidade: UFRGS disponibiliza 400 vagas em cursos de graduação gratuitos a distância

UFRGS disponibiliza 400 vagas em cursos de graduação gratuitos a distância

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma das instituições de ensino superior mais renomadas do país, com mais de 100 anos de história e excelência acadêmica. E agora, a universidade está oferecendo uma nova oportunidade para aqueles que desejam ingressar no ensino superior: 400 vagas em cursos de graduação gratuitos a distância.

Com a pandemia do COVID-19, muitas instituições de ensino precisaram se adaptar e oferecer alternativas para que os estudantes pudessem continuar seus estudos de forma segura. E a UFRGS não ficou para trás, lançando o edital para seleção de alunos para os cursos de graduação a distância.

Como funcionam os cursos de graduação a distância da UFRGS?

Os cursos de graduação a distância da UFRGS são oferecidos através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é uma iniciativa do governo federal para expandir o acesso ao ensino superior através da modalidade a distância. Os cursos são totalmente gratuitos e possuem a mesma qualidade e reconhecimento dos cursos presenciais da universidade.

Os alunos selecionados terão acesso a materiais didáticos online, aulas virtuais e atividades práticas presenciais em polos de apoio presencial, que estão localizados em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Além disso, os estudantes também contarão com o suporte de tutores e professores para auxiliá-los durante todo o curso.

Quais são os cursos oferecidos?

A UFRGS está disponibilizando 400 vagas em 4 cursos de graduação a distância: Administração, Ciências Contábeis, Letras – Português e Pedagogia. Todos os cursos possuem duração de 4 anos e são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Quem pode se inscrever?

As inscrições estão abertas para todos os interessados que tenham concluído o ensino médio e queiram ingressar no ensino superior. Não há limite de idade e não é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, é preciso ter acesso à internet e disponibilidade para participar das atividades presenciais nos polos de apoio.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da UFRGS, no período de 15 de março a 15 de abril. Os candidatos devem preencher um formulário online e enviar a documentação exigida, que inclui cópias do RG, CPF, histórico escolar do ensino médio e comprovante de residência.

Processo seletivo

A seleção dos candidatos será feita através de uma prova online, que será realizada no dia 16 de maio. A prova terá 40 questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos de língua portuguesa, matemática, história, geografia e atualidades. Os candidatos terão 3 horas para realizar a prova e o resultado será divulgado no dia 28 de maio.

Por que escolher a UFRGS?

A UFRGS é uma das melhores universidades do país, com uma infraestrutura de excelência e um corpo docente altamente qualificado. Além disso, os cursos de graduação a distância oferecidos pela instituição possuem a mesma qualidade e reconhecimento dos cursos presenciais, garantindo uma formação de excelência para os estudantes.

Além disso, a UFRGS possui uma forte tradição em pesquisa e extensão, proporcionando aos alunos a oportunidade de participar de projetos e atividades que contribuem para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Oportunidade para quem não pode estudar presencialmente

Os cursos de graduação a distância da UFRGS são uma excelente oportunidade para aqueles que não podem estudar presencialmente, seja por questões financeiras, geográficas ou de tempo. Com a modalidade a distância, os estudantes podem conciliar os estudos com outras atividades, como trabalho

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário