A Nostalgia dos Antigos Games

Se tem uma coisa que parece não sair de moda são os jogos de videogame. Hoje, eles são mais requintados, realistas, repletos de detalhes, e tudo o mais, porém, houve um empo em que esses jogos eram mais rudimentares, e mesmo assim, a diversão era garantida.

Quem nunca, na sua infância ou juventude, passou horas e horas jogando Street Fighter ou Castlevania? Certamente, quem viveu isso, tem muita história pra contar.

E, para prestigiar esse momento nostálgico, vamos relembrar aqui alguns dos melhores games que fizeram parte de uma época de ouro na vida de muita gente.

Portanto, preparem os lenços e boa viagem (he, he…).

Mortal Kombat

Dispensa maiores comentários. Basta dizer que aqui foi a “porta de entrada” de muita gente para o mundo dos games, onde horas e mais horas foram gastas para que conseguíssemos terminar as lutas com um bom e velho Fatality.

O jogo teve várias versões ao longo dos anos, mas, os melhores e mais nostálgicos foram, sem dúvida, o primeiro e o segundo, ambos fazendo a festa da garotada nos anos 90.

Scorpion, Kitana, Liu Kang, Sub-Zero, e tantos outros personagens icônicos, fizeram história, transformando Mortal Kombat num sucesso absoluto (até os dias de hoje!).

Prince of Persia

Outro clássico absoluto dos anos 90, Prince of Persia teve a sua primeira versão lançada em 1989, mas, só foi com a sua sequência, Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame, lançada em 1995 para Macintosh, Mega Drive e Super Nintendo que o jogo alcançou o seu ápice de popularidade.

Unindo uma história simples, mas, cheia de aventura (como uma espécie de “Indiana Jones das arábias”), Prince of Persia conquistou, merecidamente, uma legião de fãs ao longo dos anos.

Aladdin

No rastro da animação da Disney de 1992, surgiu um dos mais populares games dos anos 90. Lançado para Mega Drive, o jogo Aladdin mostrou um requinte técnico inédito para a época, sendo desenvolvido por uma equipe profissional de animadores da Disney, o que deixava os gráficos muito bem trabalhados.

As missões do game eram relativamente simples (matar inimigos e fugir), com diversos níveis a serem superados, mas, essa simplicidade não impediu Aladdin de se transformar numa febre para época, e num clássico nostálgico nos anos posteriores.

GTA

O famoso GTA (sigla para Grand Theft Auto) já nasceu clássico. Desde a sua primeira versão, lançada no hoje longínquo ano de 1997, o game (basicamente, uma competição de corrida cheia de adrenalina), o GTA tem conseguido inúmeros fãs a cada nova versão lançada.

O primeiro, contudo, continua sendo um clássico absoluto em nossas lembranças.

Sonic the Hedgehog 2

Quem não conhece o invocado ouriço da era de ouro do Master System, que atire o seu primeiro joystick. É inegável a influência desse game para tantos outros que viriam depois dele, mesmo que, em essência, Sonic seja um jogo bastante simples e direto.

Mas, é justamente aí que reside a sua graça e o seu charme.

Apresentando uma jogabilidade muito boa para a época, e mostrando, basicamente, uma corrida desenfreada do personagem em busca de tesouros, vidas e outros artefatos, Sonic the Hedgehog (em especial, a sua sequência) marcou época.

Donkey Kong Country

Lançado em 1994, o pra lá de divertido Donkey Kong Country foi marcante não somente por causa do seu sendo de aventura, mas, por conta dos belíssimos gráficos, considerados os melhores para a época. Resultado: sucesso absoluto.

Outro fator de destaque era também a sua trilha sonora, perfeitamente composta, e que combinava bastante com cada estágio do game, o que deixava tudo ainda mais empolgante.

Super Mario Bros. 3

Super Mario Bros foi, sem dúvida, um pioneiro no mundo dos games ainda na década de 80. Este terceiro exemplar da franquia foi o que mais fez sucesso. Sendo lançado em 1988, ele voltava com a jogabilidade clássica da franquia, além de aprimorar a série em outros aspectos, como níveis mais difíceis de passar.

Obra-prima da Nintendo, sem sombra de dúvidas.

Clique aqui se você quer ler mais sobre games nostálgicos. 🙂

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário