MEC disponibiliza 5 especializações gratuitas em Educação a Distância
O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente a disponibilização de 5 especializações gratuitas em Educação a Distância (EaD) através da plataforma virtual da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Essa iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à formação continuada de professores e gestores da educação, promovendo a qualificação e atualização desses profissionais. As especializações são oferecidas em parceria com diversas universidades públicas e abrangem diferentes áreas da educação. Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma delas.
Especialização em Gestão Escolar
A especialização em Gestão Escolar é oferecida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem como objetivo capacitar gestores e coordenadores pedagógicos para atuarem de forma eficiente na gestão de instituições de ensino. O curso aborda temas como planejamento estratégico, gestão de recursos humanos, gestão financeira e legislação educacional. Com duração de 18 meses, a especialização é voltada para profissionais que já atuam ou desejam atuar na gestão escolar.
Especialização em Tecnologias Digitais na Educação
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é responsável pela oferta da especialização em Tecnologias Digitais na Educação, que tem como objetivo capacitar professores para o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. O curso aborda temas como mídias digitais, ambientes virtuais de aprendizagem, produção de conteúdo digital e avaliação de tecnologias educacionais. Com duração de 18 meses, a especialização é voltada para professores de todas as áreas de conhecimento.
Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece a especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade, que tem como objetivo formar profissionais capazes de promover a educação ambiental em diferentes contextos e níveis de ensino. O curso aborda temas como sustentabilidade, gestão ambiental, políticas públicas e educação para a sustentabilidade. Com duração de 18 meses, a especialização é voltada para professores e gestores da educação que tenham interesse em trabalhar com a temática ambiental.
Especialização em Educação em Direitos Humanos
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é responsável pela oferta da especialização em Educação em Direitos Humanos, que tem como objetivo formar profissionais capazes de promover a educação em direitos humanos em diferentes contextos educacionais. O curso aborda temas como cidadania, diversidade, inclusão e políticas públicas. Com duração de 18 meses, a especialização é voltada para professores e gestores da educação que tenham interesse em trabalhar com a temática dos direitos humanos.
Especialização em Educação do Campo
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferece a especialização em Educação do Campo, que tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar na educação de jovens e adultos do campo, considerando as especificidades e demandas desse público. O curso aborda temas como educação popular, agroecologia, políticas públicas e educação do campo. Com duração de 18 meses, a especialização é voltada para professores e gestores da educação que atuam ou desejam atuar em escolas do campo.
Como se inscrever
As inscrições para as especializações gratuitas em EaD oferecidas pelo MEC estão abertas até o dia 30 de setembro de 2021 e devem ser feitas através do site da UAB. Para se inscrever, é necessário possuir diploma de graduação reconhecido pelo MEC e estar atuando na área da educação. Os candidatos serão selecionados através de análise de currículo e carta de intenção.
Benefícios da formação continuada em EaD
A formação continuada é fundamental para