Manutenção e Conserto de Celular: um empreendimento de sucesso

Quando se fala em crise, geralmente, fala-se em oportunidades também. E, de fato, nos dias de hoje, com a tecnologia a nosso favor, as oportunidades estão aí, em diversas áreas, querendo ou não. E, uma dessas áreas diz respeito aos nossos famosos aparelhos celulares, mais precisamente, à manutenção e conserto deles.

Esta é uma área que vem crescendo tanto nos últimos anos, que, em paralelo, surgem ótimos cursos que ensinam como proceder para começar esse tipo de empreendimento, bem como os detalhes de cada marca de celular, as suas especificidades, entre outras informações úteis.

E, o Brasil é um campo propício pra esse tipo de investimento, visto que temos cerca de 300 milhões de contas ativas em todo o país, e a estimativa dos especialistas que que cerca de 40% desses aparelhos precisem de alguma forma de manutenção já no seu primeiro ano de uso. Ou seja, para um técnico em manutenção de celulares é unir o útil ao agradável.

Mercado brasileiro

Não somente os tempos de crise, onde os trabalhos ditos formais estão cada vez mais escassos, como também o aumento do mercado ligado aos aparelhos celulares, têm impulsionado a tendência de se buscar mais e mais uma boa manutenção desses aparelhos, algo que seja realmente qualificado.

Os especialistas na área, por exemplo, informam que esse tipo de mercado está ficando cada vez mais vantajoso no interior do país, justamente pela falta dessa mão de obra um pouco mais qualificada. Isso faz com que o valor do serviço fique cerca de 200 a 300% mais caros em relação ao preço do mesmo serviço cobrado nas grandes capitais.

Portanto, neste momento, pra quem realmente deseja lucros maiores nessa área de empreendimento, o ideal é se instalar em alguma cidade localizada no interior do seu estado, e começar uma prestação de serviços de manutenção e conserto de celulares. Com o passar do tempo, provavelmente, essa realidade mude, mas, por enquanto, pode servir de alicerce para você, como técnico na área, estabelecer o seu seu serviço de maneira mais sólida, tentando oferecer sempre algum diferencial para se destacar.

Ganhos mensais

Atualmente, em relação a ganhos quanto aos serviços prestados nessa área, isso pode variar de acordo com o tipo de serviço que você presta (se somente de manutenção, ou simplesmente, completo), mas, no geral, o retorno financeiro gira em torno de 100 a 400 reais por cada aparelho. Ou seja, a depender de uma série de fatores (tipo de trabalho, celular e região que atende), os ganhos mensais de um técnico em manutenção de celular pode ser entre 3 mil e 15 mil por mês.

Obviamente, esses ganhos vão depender do seu empenho em se especializar na área da maneira mais completa possível, profissionalizando-se em cursos que realmente ofereçam um grande suporte e que tenham um gama enorme de conhecimentos para você adquirir, bem como a forma com que você propaga os seus serviços, ou, em outras palavras, o marketing do seu empreendimento.

Claro que tudo isso precisa ser levado em consideração a depender do tipo de trabalho que você queira fazer na área, se vai abrir uma loja especializada em manutenção e conserto de celulares, ou se vai trabalhar pra uma. Isso também interfere nos seus ganhos mensais.

Certo mesmo é que se trata de uma área com amplas possibilidades, e que pode não somente ser a salvação da lavoura para esses tempos de crise, mas, também um sustento permanente nos anos que seguirão. Como já dito anteriormente, vai depender única e exclusivamente do seu empenho em se especializar na área, através de cursos, tutoriais, palestras, e por aí vai. Assim, você ficará sempre atualizado a respeito das novidades do ramo, e poderá incrementar sempre o seu negócio próprio, ou simplesmente ajudar a loja de manutenção na qual você trabalha.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário