Não há dúvidas de que as criptomoedas, em especial, os Bitcoins, estão com uma enorme visibilidade nos últimos meses. Obviamente que tudo o que se mostra como novo, muitos desejam experimentar, principalmente algo destinado a ganhos financeiros.
Porém, nem sempre investir em Bitcoins é garantia de retorno. Às vezes, por falta de experiência, ou de um conhecimento básico em criptomoedas, muitos acabam até perdendo dinheiro.
Você deseja investir nesse tipo de negócio da forma mais segura e eficaz possível? Então, a partir de agora, daremos algumas dicas fundamentais para quem é marinheiro de primeira viagem em relação aos bitcoins.
Quem faz a segurança do seu investimento é você
No investimento a qualquer criptomoeda, é necessário que você utilize plataformas e softwares específicos para realizar as transações. Evidentemente que você precisa de senhas para realizar esses processos, e é aí que pode residir o perigo, pois, é muito comum as pessoas perderem as suas senhas, e nunca mais conseguirem acessar as suas moedas digitais.
A melhor coisa a se fazer quando se envia ou se recebe bitcoins é copiar e colar o endereço (alfanumérico) e nunca digitá-lo caractere por caractere. Sempre leia e releia o endereço para confirmar que você está fazendo a transação para o local correto. Além disso, nunca compartilha a sua chave privada, da mesma forma que você não compartilha, por exemplo, a sua senha do banco.
Preocupe-se com a segurança que é oferecida a você
É algo que é muito parecido quando você está no trânsito: para a sua segurança, não basta você ser precavido com as suas ações, mas, também com as ações de terceiros. Quem garante, por exemplo, que, devido a existência de alguma lacuna de segurança digital, a empresa da qual você está tendo suporte para os seus investimentos não seja atacada por hackers e você perca todos os seus bitcoins?
Uma boa maneira de se precaver numa situação dessas é você não usar carteiras que armazenem suas chaves privadas, ao que tem que ser controlado única e exclusivamente por você.
Outra forma segura de lidar com falhas de terceiros é investir diversos valores em várias plataformas diferentes. Assim, digamos, “diversifica” o risco.
Cuidado com alguns players
Mesmo em se tratando de algo criptografado, os bitcoins correm risco de serem hackeados, e para se evitar isso, tome cuidado com players mal intencionados na rede.
Um por exemplo disso é o recebimento de “mensagens estranhas”, que podem levar você para sites idênticos às suas corretoras, e ao digitar os seus dados nesses sites, suas informações privadas estarão totalmente vulneráveis. Isso sem contar a possibilidade de infectar o seu computador por completo. Para evitar isso, você pode salvar o site da sua corretora ou digitá-lo diretamente no browser.
Outra precaução importante é usar todas as opções de segurança disponíveis quando você for se cadastrar numa corretora ou carteira. Sempre prefira uma autenticação em dois passos, dando preferência mais ao autenticador do Google do que via SMS.
Por fim, quando a quantidade de Bitcoins for alta, o ideal é armazená-los numa carteira offline, por não estarem conectadas à internet, o risco de qualquer ataque hacker é menor.
Dica bônus: a mais importante!
Em resumo, para se investir em bitcoins, ou em qualquer outra moeda digital, a grande dica é adquirir o máximo de conhecimento possível em relação ao seu funcionamento, e suas nuances para se evitar qualquer transtorno no futuro. Há cursos a partir de R$ 95,00 e que valem bastante o investimento, principalmente se você quer aproveitar o máximo que as criptomoedas têm a oferecer.
Afinal, informação nunca é demais.