A desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de ensino a distância
O ensino a distância (EAD) tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, principalmente devido à sua flexibilidade e praticidade. Com a pandemia do COVID-19, essa modalidade de ensino se tornou ainda mais relevante, já que muitas instituições de ensino precisaram se adaptar ao ensino remoto para garantir a continuidade das aulas. No entanto, mesmo com essa crescente demanda, tem se observado uma tendência de desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de ensino a distância, especialmente no formato MSN (Mobile Social Network). Mas por que isso está acontecendo?
O que é o ensino a distância MSN?
Antes de entendermos a desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de ensino a distância MSN, é importante entendermos o que é esse formato de ensino. O MSN é uma plataforma de ensino que utiliza as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Facebook, para disponibilizar conteúdos e interagir com os alunos. Essa modalidade de ensino tem se popularizado principalmente entre os jovens, que já estão familiarizados com essas ferramentas e as utilizam diariamente.
O crescimento do ensino a distância MSN
Nos últimos anos, o ensino a distância MSN teve um crescimento significativo no Brasil. De acordo com dados do Censo EAD.BR, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2019, o número de alunos matriculados em cursos de ensino a distância MSN cresceu 80% em relação ao ano anterior. Esse aumento pode ser explicado pela facilidade de acesso aos conteúdos, a flexibilidade de horários e a possibilidade de interação com os professores e colegas por meio das redes sociais.
A desaceleração no aumento de novos alunos
Apesar do crescimento expressivo nos últimos anos, tem se observado uma desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de ensino a distância MSN. De acordo com o Censo EAD.BR, em 2020, o número de novos alunos matriculados nessa modalidade de ensino cresceu apenas 4,4%, enquanto em 2019 esse aumento foi de 17,6%. Essa desaceleração pode ser explicada por alguns fatores.
A falta de infraestrutura tecnológica
Um dos principais fatores que tem contribuído para a desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de ensino a distância MSN é a falta de infraestrutura tecnológica. Apesar de ser uma modalidade de ensino que utiliza ferramentas digitais, muitos alunos ainda não possuem acesso à internet de qualidade ou dispositivos adequados para acompanhar as aulas. Além disso, em algumas regiões do país, a conexão com a internet ainda é um desafio, o que dificulta o acesso ao ensino a distância MSN.
A falta de interação e engajamento
Outro fator que tem contribuído para a desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de ensino a distância MSN é a falta de interação e engajamento dos alunos. Apesar de utilizar as redes sociais e aplicativos de mensagens, muitos alunos relatam que sentem falta da interação presencial com os professores e colegas, o que pode afetar o aprendizado e o engajamento com as aulas. Além disso, a sobrecarga de informações nas redes sociais pode dificultar a concentração e o foco nos estudos.
A falta de regulamentação
Diferente do ensino a distância tradicional, que possui uma regulamentação específica, o ensino a distância MSN ainda não possui uma legislação específica. Isso pode gerar insegurança tanto para as instituições de ensino quanto para os alunos, já que não há uma padronização de qualidade e avaliação dos cursos. Além disso, a falta de regulamentação pode dificultar a validação dos diplomas e certificados obtidos por meio dessa modalidade de ensino.