Tendência de desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de ensino a distância – JCAM 4.0 – Jornal do Commercio Amazonas

A desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de ensino a distância

O ensino a distância (EAD) tem sido uma das principais tendências na educação nos últimos anos. Com a facilidade de acesso à internet e a busca por flexibilidade e praticidade, cada vez mais pessoas têm optado por essa modalidade de ensino. No entanto, nos últimos anos, temos observado uma desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de EAD. Mas o que pode estar causando essa tendência? É o que vamos explorar neste artigo.

O crescimento do EAD no Brasil

Antes de analisarmos a desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de EAD, é importante entendermos o contexto do ensino a distância no Brasil. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas em cursos de EAD cresceu 145% entre 2009 e 2019, enquanto o número de matrículas em cursos presenciais cresceu apenas 12,6% no mesmo período.

Além disso, o EAD tem se mostrado uma opção cada vez mais viável para quem deseja cursar o ensino superior. Segundo o mesmo censo, em 2019, 28,3% das matrículas em cursos de graduação no Brasil eram em cursos de EAD. Isso representa um aumento significativo em comparação com os 18,6% registrados em 2014.

Os benefícios do EAD

A popularidade do EAD se deve, principalmente, aos benefícios que essa modalidade de ensino oferece. Entre eles, podemos destacar a flexibilidade de horários, a possibilidade de estudar de qualquer lugar, a economia de tempo e dinheiro com deslocamentos e a oportunidade de conciliar estudos com outras atividades, como trabalho e família.

Além disso, os cursos de EAD costumam ter mensalidades mais acessíveis em comparação com os cursos presenciais, o que torna o ensino superior mais acessível para muitas pessoas. Outro fator que contribui para o crescimento do EAD é a qualidade dos cursos oferecidos, que tem sido cada vez mais reconhecida pelas empresas e pelo mercado de trabalho.

A desaceleração no aumento de novos alunos

Apesar de todos esses benefícios e do crescimento do EAD nos últimos anos, temos observado uma desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de ensino a distância. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2019, o número de novas matrículas em cursos de EAD cresceu apenas 3,8% em relação ao ano anterior, enquanto em 2018 esse crescimento foi de 17,6%.

Essa desaceleração pode ser explicada por diversos fatores. Um deles é a saturação do mercado de EAD. Com o aumento da oferta de cursos nessa modalidade, muitas instituições de ensino têm enfrentado uma concorrência acirrada, o que pode dificultar a atração de novos alunos.

Além disso, a pandemia da COVID-19 também pode ter influenciado nessa desaceleração. Com o fechamento das instituições de ensino presenciais, muitas pessoas optaram por cursos de EAD como alternativa para continuar seus estudos. No entanto, com a retomada gradual das atividades presenciais, é possível que parte desses alunos tenha retornado aos cursos presenciais, o que pode ter impactado no aumento de novas matrículas em cursos de EAD.

O papel da tecnologia

Outro fator que pode estar contribuindo para a desaceleração no aumento de novos alunos em cursos de EAD é a evolução da tecnologia. Com o avanço das ferramentas e plataformas de ensino online, muitas instituições têm investido em metodologias mais interativas e dinâmicas, que se assemelham ao ensino presencial.

Isso pode ter gerado uma mudança de percepção em relação ao EAD, que antes era visto como uma opção mais simples e menos qualificada em comparação

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário