Quem é dono de cachorro sabe que cada um tem seu perfil e seu modo de viver. E mesmo dentro de uma raça ainda pode haver variações de personalidade, mas no geral seguem algumas características específicas.
Uma das raças mais requisitadas, o Poodle, apresenta comportamento e características únicas. Aproveite e conheça as surpreendentes verdades sobre essa raça tão famosa no mundo animal.
Personalidade singular
No quesito obediência o Poodle é um dos melhores para a realização de trabalhos ficando em segundo lugar no ranking, atrás apenas do Border Colle.
Possuem grande capacidade de aprendizagem e fixam o que aprendem com muita facilidade. Ele destaca-se entre os demais justamente por essa alta capacidade em aprender. Sua personalidade funciona muito bem com crianças por ser muito afetivo e brincalhão.
No geral os Poodles são bem felizes, alegres e contagiantes. São ágeis nas atividades físicas e com treinos regulares eles podem ficar ainda melhores. São adaptáveis, ou seja, se mora em apartamento ou uma grande casa ele certamente não terá dificuldades em se acostumar.
Diferentes de outras raças eles não necessitam de atividades físicas, embora gostem e sejam bons e rápidos, não é uma necessidade. Os Poodles não sofrem com sobrepeso.
São carinhosos com o dono, seja ele de qual idade for e também com pessoas desconhecidas, ser amigável é uma das suas maiores características.
Mesmo domésticos o seu instinto de caça permanece, dessa forma é comum pegá-lo fazendo perseguições a roedores, pássaros e outros animais que sejam de porte pequeno. Problema com ratos e baratas certamente os donos não terão.
Uma coisa que eles amam é a companhia dos donos, amam estar com as pessoas no geral, mas é com o dono que ele estará mais feliz de estar. Se busca companhia a raça ideal é o Poodle.
De forma geral sua personalidade é própria para o lar doméstico, serve como uma ótima companhia, mas é importante estar atento para que mantenha a ordem e o bom adestramento.
A inteligência do Poodle pode levá-lo a perceber que exercendo dominação e sendo obedecido ele sentirá confiança para continuar assim e toda aquela capacidade de obediência será perdida.
Verdades surpreendentes
Há muito tempo atrás os Poodles foram muito utilizados para serem atrações de circo, por serem inteligentes e gostarem de brincar ficava muito fácil ensinar os números e divertir a plateia.
Surpreendentemente, também o utilizavam para a caça. Parte da Europa, em algumas regiões, os Poodles eram requisitados para farejar, ou melhor, para encontrar trufas. Somente no século XVIII é que eles deixaram de caçar para se tornarem animais domésticos.
Cuidados e saúde dos Poodles
Sabemos que qualquer cachorro vai exigir certos cuidados, mas o Poodle tem seus cuidados específicos.
Algumas doenças são comuns na raça e por isso é importante ter conhecimento sobre o assunto e saber como cuidar de um Poodle.
Uma das doenças que mais afetam os Poodles é a Otite, que basicamente se trata de uma inflamação nos ouvidos e pelo motivo deles terem as orelhas caídas e pela umidade retida nos pelas a doença acaba se manifestando.
Outras doenças ainda podem surgir como a atrofia progressiva da retina, dentição dupla e manchas na pelagem sob os olhos. Trata-se de uma raça que exigem cuidados e atenção constantemente para que possa facilmente identificar variações na saúde do Poodle.
Os Poodles são cães exemplares, companheiros, amigáveis e muito obedientes. Sua inteligência fascina e encanta os donos e são por esses motivos que você não deve deixar de aprender de verdade como cuidar de Poodles. Invista seu tempo em um Curso Online de Poodle para saber mais e dar o verdadeiro cuidado que eles merecem.