Secretário defende encerramento de licenciaturas a distância em universidade pública online de SP
O secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (10) a necessidade de encerrar as licenciaturas a distância oferecidas pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Segundo ele, a medida é necessária para garantir a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da educação.
A Univesp foi criada em 2012 com o objetivo de oferecer cursos de graduação e pós-graduação a distância, de forma gratuita, para atender a demanda por formação de professores no estado. No entanto, segundo o secretário, a modalidade a distância não é adequada para a formação de professores, que precisam de uma formação mais presencial e prática.
Problemas na formação de professores a distância
De acordo com Rossieli Soares, a formação de professores a distância apresenta diversos problemas, como a falta de contato com a realidade das escolas e a ausência de práticas pedagógicas. Além disso, ele ressalta que a formação de professores deve ser mais do que apenas a transmissão de conteúdos teóricos, é preciso desenvolver habilidades e competências essenciais para a atuação em sala de aula.
Outro ponto destacado pelo secretário é a falta de interação entre os alunos e os professores, o que dificulta o acompanhamento e a orientação dos estudantes. Além disso, a formação a distância não permite a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades sociais, fundamentais para a atuação do professor em sala de aula.
Impactos na qualidade do ensino
A oferta de licenciaturas a distância pela Univesp também tem gerado preocupação em relação à qualidade do ensino. Segundo o secretário, a formação de professores é um fator determinante para a qualidade da educação, e a modalidade a distância não é capaz de garantir uma formação adequada e completa.
Além disso, a falta de práticas pedagógicas e de contato com a realidade das escolas pode comprometer a capacidade dos futuros professores de lidar com situações reais em sala de aula. Isso pode refletir diretamente na qualidade do ensino oferecido aos alunos, prejudicando o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes.
Valorização dos profissionais da educação
Outro ponto destacado pelo secretário é a valorização dos profissionais da educação. Segundo ele, a formação de professores a distância pode gerar uma desvalorização da profissão, já que não é vista como uma formação completa e adequada para o exercício da docência.
Além disso, a oferta de cursos de licenciatura a distância pode gerar uma concorrência desleal com as instituições de ensino presencial, que precisam cumprir uma série de exigências e investir em infraestrutura para oferecer uma formação de qualidade. Isso pode prejudicar a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da educação que atuam nessas instituições.
Alternativas para a formação de professores
Diante da necessidade de encerrar as licenciaturas a distância oferecidas pela Univesp, o secretário Rossieli Soares destacou a importância de investir em outras formas de formação de professores. Uma das alternativas é a ampliação de vagas em cursos presenciais de licenciatura, com a oferta de bolsas e incentivos para os estudantes.
Outra opção é a criação de novas escolas de formação de professores, que possam oferecer uma formação mais completa e adequada às necessidades da educação atual. Além disso, é preciso investir em programas de formação continuada para os professores em exercício, garantindo que eles estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar os desafios da profissão.
Conclusão
Diante dos problemas e impactos causados pela oferta de licenciaturas a distância pela Univesp, o secretário de Educação do estado de São Paulo defende o encerr