Secretário afirma necessidade de encerramento de cursos a distância em universidade pública online de SP – Terra

Secretário afirma necessidade de encerramento de cursos a distância em universidade pública online de SP

A educação a distância tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, principalmente com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à internet. No entanto, essa modalidade de ensino ainda gera muitas discussões e debates, principalmente quando se trata de cursos oferecidos por universidades públicas. Recentemente, o secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou a necessidade de encerramento de cursos a distância em uma universidade pública online de SP, o que gerou polêmica e questionamentos sobre os motivos dessa decisão.

Contexto da educação a distância no Brasil

A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que utiliza recursos tecnológicos para promover a aprendizagem fora do ambiente presencial. No Brasil, essa modalidade de ensino tem crescido significativamente nos últimos anos, principalmente no ensino superior. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2018, o número de matrículas em cursos de graduação a distância aumentou 52,4% em relação ao ano anterior.

No entanto, apesar do crescimento, a EAD ainda é alvo de muitas críticas e questionamentos. Muitos acreditam que essa modalidade de ensino não oferece a mesma qualidade que o ensino presencial, além de gerar preocupações sobre a formação dos profissionais formados por meio dela. Por outro lado, defensores da EAD argumentam que essa é uma forma de democratizar o acesso à educação, principalmente para aqueles que não têm condições de frequentar um curso presencial.

Universidade pública online de SP

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma instituição pública de ensino superior que oferece cursos de graduação e pós-graduação a distância. Criada em 2012, a Univesp tem como objetivo ampliar o acesso à educação superior no estado de São Paulo, oferecendo cursos gratuitos e de qualidade.

Atualmente, a Univesp conta com mais de 50 mil alunos matriculados em seus cursos de graduação, que abrangem diversas áreas do conhecimento, como Engenharia, Pedagogia, Administração e Tecnologia da Informação. Além disso, a universidade também oferece cursos de pós-graduação em parceria com outras instituições de ensino superior.

Decisão do secretário de Educação

Em uma entrevista recente, o secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou que a Univesp precisará encerrar alguns de seus cursos a distância. Segundo ele, essa decisão é necessária devido à falta de recursos financeiros para manter todos os cursos em funcionamento.

De acordo com o secretário, a Univesp tem um déficit de R$ 30 milhões em seu orçamento, o que impossibilita a continuidade de todos os cursos oferecidos. Ele também ressaltou que a universidade precisa se adequar à realidade financeira do estado e que a prioridade é manter os cursos presenciais em funcionamento.

Reações à decisão

A declaração do secretário de Educação gerou reações diversas, principalmente entre os alunos e professores da Univesp. Muitos questionam a falta de investimento na universidade e alegam que a EAD é uma forma de democratizar o acesso à educação, principalmente para aqueles que não têm condições de frequentar um curso presencial.

Além disso, há preocupações sobre o futuro dos alunos matriculados nos cursos que serão encerrados. Muitos temem que não consigam concluir seus estudos ou que tenham que arcar com custos adicionais para se transferir para outra instituição.

Por outro lado, há também aqueles que concordam com a decisão do secretário e acreditam que é preciso priorizar os cursos presenciais, que demandam mais recursos e infraestrutura. Além disso, alguns defendem que a EAD não oferece a mesma qualidade de ensino que o presencial e que é preciso garantir a excelência na formação dos profissionais.

Impactos da decisão

A decisão do secret

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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