Reação das Associações de Faculdades e Ensino a Distância ao Limite de EAD em Licenciaturas: ‘Inviável’ – Educação Estadão
A educação a distância (EAD) tem se tornado cada vez mais presente no cenário educacional brasileiro, oferecendo oportunidades de formação para milhões de pessoas que, por diversos motivos, não conseguem frequentar uma faculdade presencial. No entanto, recentemente, uma decisão do Ministério da Educação (MEC) tem gerado polêmica e preocupação entre as associações de faculdades e ensino a distância: o limite de 20% de vagas para cursos de licenciatura na modalidade EAD.
Essa medida, divulgada pelo MEC em janeiro de 2021, estabelece que apenas 20% das vagas oferecidas em cursos de licenciatura poderão ser preenchidas por meio da EAD. O restante das vagas deverá ser destinado a cursos presenciais. Segundo o MEC, o objetivo é garantir a qualidade da formação dos futuros professores, já que a prática pedagógica é fundamental para a atuação na área.
No entanto, essa decisão tem sido alvo de críticas por parte das associações de faculdades e ensino a distância, que a consideram inviável e prejudicial para o desenvolvimento da educação no país. Neste artigo, vamos analisar a reação dessas entidades diante do limite de EAD em licenciaturas e os possíveis impactos dessa medida para o ensino superior brasileiro.
Associações de faculdades e ensino a distância se posicionam contra o limite de EAD em licenciaturas
Logo após o anúncio do MEC, diversas associações se manifestaram contra o limite de EAD em licenciaturas. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou uma nota em que afirma que a medida é “um retrocesso para a educação brasileira” e que “limitar o acesso à EAD é limitar o acesso à educação”.
A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) também se posicionou contrária à decisão do MEC, destacando que a EAD é uma modalidade de ensino reconhecida e regulamentada pelo próprio Ministério. Além disso, a ABED ressalta que a educação a distância tem se mostrado eficiente e eficaz, comprovada por diversos estudos e pesquisas.
Outra entidade que se manifestou contra o limite de EAD em licenciaturas foi a Associação Nacional de Educação a Distância (ANEBED). Em nota, a ANEBED afirma que a medida é “um retrocesso para a educação brasileira” e que “limitar o acesso à EAD é limitar o acesso à educação”.
Argumentos das associações contra o limite de EAD em licenciaturas
As associações de faculdades e ensino a distância apresentam diversos argumentos para justificar sua posição contrária ao limite de EAD em licenciaturas. Entre eles, destacam-se:
1. A EAD é uma modalidade de ensino reconhecida e regulamentada pelo MEC
A educação a distância é uma modalidade de ensino reconhecida e regulamentada pelo MEC desde 2005, por meio do Decreto nº 5.622. Portanto, as instituições de ensino que oferecem cursos nessa modalidade seguem as mesmas regras e exigências das faculdades presenciais, garantindo a qualidade da formação dos alunos.
2. A EAD tem se mostrado eficiente e eficaz
Diversos estudos e pesquisas têm comprovado a eficiência e eficácia da educação a distância. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2019, a EAD já representa 40% das matrículas no ensino superior brasileiro. Além disso, a modalidade tem apresentado bons índices de conclusão de curso e satisfação dos alunos.
3. A EAD oferece oportunidades de formação para quem não pode frequentar uma faculdade presencial
Uma das principais vantagens