O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (a OAB) é um dos mais tradicionais do Brasil, ao lado do ENEM. E, também é um dos mais difíceis. Não à toa, o índice de reprovados é altíssimo, girando em torno de 50 a 80% nos últimos 5 anos.
E, claro, diante de tanta dificuldade, muitos cursos e métodos estão surgindo ao longo dos anos, ensinando como estudar melhor para o exame da OAB, entre outras dicas. Um desses cursos (e, um dos mais recomendados), é o Fórmula OAB, que, segundo os próprios donos do curso, possui um método que vai fazer você “trucidar a prova da OAB”.
O método, tem algumas etapas de ensino interessantes, e cabe, aqui, pincelar um pouco delas, pois, afinal, são dicas que valem não somente para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, mas, para qualquer exame desse tipo.
Matérias estratégicas e o que estudar para a prova da OAB
Segundo a equipe do Fórmula OAB, existem cerca de 5 matérias que são estratégicas dentro da prova da OAB, e que são responsáveis por 85% da distribuição de pontos só na primeira fase.
Essa técnica de focar em disciplinas que tenham um peso maior, por sinal, pode (e, deve) ser usada para provas de todos os tipos.
É por isso que se torna importante que, antes de começarmos a estudar para alguma prova (de um concurso público, por exemplo), façamos um plano de estudos. É a partir desse plano que vamos distribuir o quê e quando estudar.
Portanto, saber quais as matérias que se mostram estratégicas em um exame já deixa você um passo a frente para se dedicar aquelas disciplinas que farão a diferença na hora H.
Como estudar para a prova da OAB
Outro ponto citado nas técnicas de ensino do Fórmula OAB é algo que também deve fazer parte de seu plano de estudos: de que maneira estudar determinados assuntos.
Um dos grandes erros de quem está estudando para qualquer exame é depender demais de métodos tradicionais, mas, que, muitas vezes, já estão defasados, ou, simplesmente, não funcionam com todo mundo.
Há quem ainda insista, por exemplo, que grifar passagens de livros e apostilas é uma boa tática, mas, já foi provado que não é. Ao contrário: usando esse método, geralmente, você não fixa o conteúdo grifado. Por quê? Uma das razões é que essa tática não exige esforço do estudante.
Por isso, é sempre bom estar antenado a novas técnicas de estudos que existem por aí (algumas até bem simples), pois, isso facilita demais o aprendizado.
Quando estudar para a prova da OAB
Essa tática daqui é usada de diversas maneiras por muitas pessoas. Mas, o ideal mesmo é, primeiramente, começar a estudar para um exame ou concurso público antes de sair qualquer edital. Isso já faz você ganhar um tempo precioso.
O “quando estudar” também está inserido na questão do plano de estudos, onde você também determina qual disciplina vai estudar em certos dias da semana, de quanto em quanto tempo terá que se fazer uma revisão (seja das disciplinas mais fáceis às mais difíceis), e por aí vai.
Em suma: tudo recai num ótimo planejamento de suas ações. Sem isso, dificilmente você terá êxito nos estudos.
Como as bancas pensam sobre a prova da OAB
No caso do exame da OAB, a banca examinadora é a FGV. E, o método do Fórmula OAB chama a atenção, justamente, para um dos pontos mais estratégicos: conhecer, a fundo, a sua banca examinadora.
A banca que irá realizar a sua prova faz exames dos tipos múltipla escolha, verdadeiro ou falso, ou questões mais discursivas? Ela se atém mais à letra da lei ou a situações contextualizadas? Entre outros questionamentos.
A partir do momento em que você conhece como a banca examinadora elabora as suas provas, você tem como se preparar melhor. Como fazer isso? Pegando editais e provas antigas da banca disponíveis na Internet. E, acreditem: o estilo das provas de cada banca, com raras exceções, não muda.
Os segredos de quem passa facilmente na prova da OAB
Sabem aquelas pessoas que são a “voz da experiência”? Pois, é. Existem concurseiros com uma longa “carreira” por aí, que já sabem muitas manhas e segredos relacionados a qualquer prova de quaisquer exames ou concursos.
Portanto, cabe sempre ouvir o que essas pessoas têm a dizer, já que, além de terem mais experiência, muitas já conseguiram o seu objetivo, ou seja, têm muito a ensinar.
Por enquanto, é só. E, não se esqueçam de acessarem o site do Fórmula OAB, e conferirem esse método que pode finalmente garantir a sua tão sonhada aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil.
Ótimos estudos!