Que o Bitcoin é a moeda virtual mais popular do mundo, é quase certo que você já sabia. Também é quase certo que você tenha conhecimento de que essa criptomoeda está vivendo um momento de baixa, após sucessivas altas no segundo semestre do ano passado, não é verdade? Pois, eis que o CEO do Twitter, Jack Dorsey, deu uma declaração recentemente de que o Bitcoin iria superar o dólar e viraria uma moeda universal.
“O mundo finalmente terá uma moeda única, a internet terá uma moeda única. Pessoalmente, acredito que será a Bitcoin. Isso poderia acontecer em mais de dez anos e até antes“, disse ele em entrevista ao The Times. Nessa mesma entrevista, porém, ele disse que “por enquanto, o Bitcoin não tem capacidade para se tornar uma moeda eficaz para transações fáceis e rápidas.”
Além de CEO do Twitter, Dorsey também é investidor assíduo de Bitcoins, tanto é que ele fundou uma startup chamada Lightning Labs, que conta com tecnologia especializada para facilitar e diminuir os custos da moeda digital.
Continuando a entrevista, ele ainda declara: “Atualmente é demorado e caro, mas quanto mais e mais pessoas tiverem (Bitcoin), mais rápido esses problemas irão embora. Existem tecnologias que se baseiam em blockchain e que tornam a moeda mais acessível.”
Ou seja, como é possível perceber, a esperança de Dorsey é a esperança de muitos que adotaram o Bitcoin como um futuro viável para a nossa economia. Resta saber se a criptomoeda sobreviverá às recentes turbulências que vem sofrendo, e como será a sua relação de compra e venda no futuro.
E, aproveitando a declaração de Dorsey, e enquanto a previsão dele não se concretiza, que tal saber algumas dicas de como não perder dinheiro investindo em Bitcoins?
Como não perder dinheiro com Bitcoin?
1. Informação em primeiro lugar
Leia todas as notícias e faça cursos sobre Bitcoin. Manter-se informado é a principal dica.
2. A segurança é de sua responsabilidade
No investimento a qualquer criptomoeda, é preciso que você utilize plataformas e softwares específicos para realizar as transações. Evidentemente que você precisa de senhas para realizar esses processos. E, é aí que mora o perigo. É bastante comum (mais do que você imagina) que as pessoas percam as suas senhas, e nunca mais consigam acessar as suas moedas digitais.
A o receber ou enviar Bitcoins, copie e cole o endereço (alfanumérico). Nunca faça a digitação dele caractere por caractere, e sempre leia e releia o endereço para confirmar que você está fazendo a transação para o local correto. E, por fim, nunca compartilhe a sua chave privada, pois ela é como se fosse a sua “senha do banco”.
3. A segurança oferecida também requer cuidados
Quem garante que, devido a existência de alguma brecha de segurança digital, a empresa da qual você está tendo suporte para os seus investimentos não seja atacada por hackers e você perca todos os seus Bitcoins? Lembre-se: há sempre esse risco.
Uma boa maneira de se prevenir diante de algo assim é você não usar carteiras que armazenem suas chaves privadas, ao que tem que ser controlado única e exclusivamente por você.
Outra forma segura de lidar com falhas alheias é investir diversos valores em várias plataformas diferentes. Assim, você, digamos, “diversifica” o risco, e caso ocorra algum imprevisto, a sua perda não será tão alta.
4. Cuidado com certos players
Mesmo em se tratando de algo que usa a tecnologia da criptografia, os Bitcoins correm risco de serem hackeados, e para se evitar isso, tome cuidado com players mal intencionados na rede.
Cuidado, por exemplo, com o recebimento de “mensagens estranhas”, que podem levar você para sites idênticos às suas corretoras, e ao digitar os seus dados nesses sites, suas informações privadas estarão totalmente vulneráveis. Isso sem contar a possibilidade de infectar o seu computador por completo. Para evitar isso, você pode salvar o site da sua corretora ou digitá-lo diretamente no browser.
Outra precaução importante é usar todas as opções de segurança disponíveis quando você for se cadastrar numa corretora ou carteira. Sempre prefira uma autenticação em dois passos, dando preferência mais ao autenticador do Google do que via SMS.
Por fim, quando a quantidades de Bitcoins for alta, o ideal é armazená-los carteira de armazenamento offline, já que elas, por não estarem conectadas à internet, não possuem risco de sofrerem qualquer ataque hacker.