Percentual de cursos superiores com avaliação satisfatória no EAD e presencial, segundo o MEC – G1

Introdução

O ensino a distância (EAD) tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, principalmente devido à sua flexibilidade e praticidade. Com a pandemia do COVID-19, essa modalidade de ensino se tornou ainda mais relevante, sendo a única opção para muitos estudantes. No entanto, ainda há dúvidas sobre a qualidade do ensino oferecido pelo EAD em comparação ao ensino presencial. Para responder a essa questão, o Ministério da Educação (MEC) realiza avaliações periódicas dos cursos superiores, tanto na modalidade EAD quanto presencial. Neste artigo, iremos analisar os dados mais recentes divulgados pelo MEC e verificar o percentual de cursos superiores com avaliação satisfatória em ambas as modalidades.

O que é o MEC?

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por formular e implementar políticas públicas para a educação no Brasil. Além disso, é responsável por avaliar e regular as instituições de ensino superior, garantindo a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

Avaliação dos cursos superiores pelo MEC

O MEC realiza avaliações periódicas dos cursos superiores, tanto na modalidade presencial quanto EAD, com o objetivo de verificar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino. Essas avaliações são realizadas por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que é composto por três instrumentos: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a Avaliação de Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional.

ENADE

O ENADE é um exame aplicado aos estudantes do último ano de graduação, com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso. O exame é realizado a cada três anos e é obrigatório para os estudantes selecionados pelo MEC.

Avaliação de Cursos de Graduação

A Avaliação de Cursos de Graduação é realizada a cada três anos e tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos superiores oferecidos pelas instituições de ensino. Essa avaliação é feita por meio de uma comissão de especialistas, que analisam diversos aspectos do curso, como a organização didático-pedagógica, o corpo docente, a infraestrutura e o desempenho dos estudantes no ENADE.

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é realizada anualmente e tem como objetivo avaliar a qualidade das instituições de ensino superior como um todo. Nessa avaliação, são analisados aspectos como a gestão da instituição, a infraestrutura, o corpo docente e o desempenho dos estudantes no ENADE.

Percentual de cursos superiores com avaliação satisfatória

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo MEC, referentes ao ciclo avaliativo de 2018, o percentual de cursos superiores com avaliação satisfatória foi de 84,3% na modalidade presencial e 76,3% na modalidade EAD. Isso significa que a grande maioria dos cursos superiores, tanto presenciais quanto EAD, apresentam uma avaliação satisfatória pelo MEC.

Percentual de cursos superiores com avaliação insatisfatória

No mesmo período, o percentual de cursos superiores com avaliação insatisfatória foi de 15,7% na modalidade presencial e 23,7% na modalidade EAD. Isso significa que, apesar da maioria dos cursos apresentarem uma avaliação satisfatória, ainda há uma parcela significativa de cursos com avaliação insatisfatória, que precisam melhorar para garantir a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

Principais problemas encontrados nas avaliações

Entre os principais problemas encontrados nas avaliações dos cursos superiores, tanto presenciais quanto EAD, estão a falta de infraestrutura adequada, a ausência de um corpo docente qualificado e a falta de organização didático-pedagógica

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário