Maior exposição da Cogna às mudanças no EAD – Valor Econômico

Maior exposição da Cogna às mudanças no EAD

A Cogna Educação, antiga Kroton, é uma das maiores empresas de educação do Brasil, com atuação em todos os níveis de ensino, desde a educação básica até o ensino superior. Com a pandemia do novo coronavírus, a empresa viu sua exposição ao ensino a distância (EAD) aumentar significativamente, o que pode trazer tanto oportunidades quanto desafios para a companhia. Neste artigo, vamos analisar a maior exposição da Cogna às mudanças no EAD e como isso pode impactar o seu valor econômico.

O crescimento do EAD no Brasil

O ensino a distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo exponencialmente no Brasil nos últimos anos. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas em cursos de graduação a distância cresceu 145% entre 2009 e 2019, enquanto as matrículas em cursos presenciais cresceram apenas 13,2% no mesmo período.

Além disso, a pandemia do novo coronavírus acelerou ainda mais esse crescimento, já que muitas instituições de ensino precisaram migrar suas aulas presenciais para o formato online. De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o número de matrículas em cursos de graduação a distância cresceu 378% entre março e agosto de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Cogna e o EAD

A Cogna é uma das empresas que mais se beneficiou com esse crescimento do EAD no Brasil. Em 2019, a companhia já possuía 1,5 milhão de alunos matriculados em cursos de graduação a distância, representando 40% do total de alunos da empresa. Com a pandemia, esse número deve ter aumentado ainda mais.

Além disso, a Cogna possui uma plataforma de ensino a distância própria, a Vasta Educação, que oferece soluções tecnológicas para escolas e sistemas de ensino. A Vasta Educação é responsável por 40% da receita da Cogna e tem como clientes mais de 4 mil escolas em todo o país.

As oportunidades e desafios para a Cogna

Com a maior exposição ao EAD, a Cogna tem a oportunidade de aumentar ainda mais sua participação no mercado de ensino a distância no Brasil. Além disso, a empresa pode expandir sua atuação para outros países, já que o EAD é uma tendência global.

No entanto, essa maior exposição também traz desafios para a companhia. Um deles é a concorrência acirrada no mercado de EAD, com a entrada de novos players e a expansão de outras empresas já consolidadas no setor. Além disso, a qualidade do ensino a distância é um fator crucial para o sucesso da Cogna nesse segmento, já que a reputação da empresa pode ser afetada caso haja problemas com a qualidade dos cursos oferecidos.

Outro desafio é a regulação do ensino a distância no Brasil. Com o crescimento acelerado dessa modalidade de ensino, é possível que haja uma maior fiscalização por parte do governo e órgãos reguladores, o que pode impactar a atuação da Cogna e de outras empresas do setor.

O impacto no valor econômico da Cogna

A maior exposição da Cogna às mudanças no EAD pode ter um impacto significativo no seu valor econômico. Com o crescimento do ensino a distância, a empresa pode aumentar sua receita e lucratividade, o que pode refletir em uma valorização de suas ações no mercado.

No entanto, como mencionado anteriormente, a concorrência e a regulação do setor podem trazer desafios para a Cogna, o que pode afetar seu desempenho financeiro e, consequentemente, seu valor econômico.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário