Ifal disponibiliza 545 vagas para tutores EAD de cursos de nível superior – Instituto Federal de Alagoas

Ifal disponibiliza 545 vagas para tutores EAD de cursos de nível superior

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) anunciou a abertura de 545 vagas para tutores de cursos de nível superior na modalidade de Ensino a Distância (EAD). As oportunidades são para atuação em diversos polos de apoio presencial espalhados pelo estado de Alagoas. O processo seletivo será realizado por meio de análise curricular e entrevista, e as inscrições já estão abertas.

Ensino a Distância: uma tendência em crescimento

Com a pandemia do novo coronavírus, o ensino a distância se tornou uma tendência em crescimento no Brasil. A modalidade, que já vinha ganhando espaço nos últimos anos, se tornou a principal forma de ensino durante o período de isolamento social. E com o Ifal não foi diferente. A instituição, que já oferecia cursos EAD, ampliou sua oferta e agora disponibiliza também vagas para tutores.

Atuação dos tutores EAD

Os tutores são profissionais responsáveis por auxiliar os alunos no processo de aprendizagem a distância. Eles atuam como mediadores entre os estudantes e os professores, tirando dúvidas, orientando sobre atividades e promovendo discussões e debates. Além disso, também são responsáveis por acompanhar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks para o aprimoramento do processo de ensino.

Requisitos para se tornar um tutor EAD no Ifal

Para se candidatar a uma das vagas de tutor EAD no Ifal, é necessário atender a alguns requisitos. O primeiro deles é possuir formação em nível superior na área do curso em que deseja atuar. Além disso, é preciso ter experiência comprovada em docência ou tutoria em cursos EAD, conhecimentos básicos em informática e disponibilidade para atuar nos polos de apoio presencial.

Inscrições e processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo de tutores EAD no Ifal já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de julho. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da instituição e enviar a documentação exigida, como cópia do diploma de graduação, currículo e comprovante de experiência em docência ou tutoria em cursos EAD.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise curricular e entrevista. Na primeira fase, serão avaliados os documentos enviados pelos candidatos, como formação acadêmica, experiência profissional e cursos de capacitação. Já na segunda etapa, os candidatos selecionados serão convocados para uma entrevista, que será realizada de forma remota.

Atuação nos polos de apoio presencial

Os tutores selecionados irão atuar nos polos de apoio presencial do Ifal, que estão localizados em diversas cidades do estado de Alagoas. Esses polos são responsáveis por oferecer suporte aos alunos matriculados nos cursos EAD, disponibilizando infraestrutura para realização de atividades presenciais, como provas e encontros com tutores e professores.

Benefícios e carga horária

Os tutores selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 765,00, além de auxílio transporte no valor de R$ 130,00. A carga horária de trabalho é de 20 horas semanais, sendo 16 horas destinadas às atividades de tutoria e 4 horas para atividades administrativas. Os tutores também terão direito a férias remuneradas e a certificação de horas de tutoria.

Expansão da oferta de cursos EAD no Ifal

Com a abertura dessas vagas para tutores EAD, o Ifal reforça seu compromisso com a educação a distância e com a democratização do ensino superior. A instituição já oferece diversos cursos nessa modalidade, como Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de S

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário