Educação a Distância: entenda como nasceu no Brasil
A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Com a evolução da tecnologia e a necessidade de flexibilidade nos estudos, essa forma de aprendizagem tem se tornado uma opção viável e eficaz para muitas pessoas. Mas você sabe como a EAD surgiu no país? Neste artigo, vamos explorar a história dessa modalidade de ensino e entender como ela se desenvolveu no Brasil.
Origem da EAD no mundo
A educação a distância não é uma novidade no mundo. Seu surgimento remonta ao século XIX, com a criação dos chamados “cursos por correspondência”. Nessa época, os alunos recebiam materiais didáticos pelo correio e enviavam suas tarefas e provas pelo mesmo meio. Com o avanço da tecnologia, a EAD foi se modernizando e se adaptando às novas formas de comunicação, como o rádio, a televisão e, mais recentemente, a internet.
Primeiros passos no Brasil
No Brasil, a EAD começou a ser utilizada na década de 1930, com a criação do Instituto Universal Brasileiro (IUB). A instituição oferecia cursos por correspondência em diversas áreas, como contabilidade, datilografia e idiomas. Com o passar dos anos, outras instituições surgiram e expandiram a oferta de cursos a distância no país.
Reconhecimento legal
Foi apenas em 1996 que a EAD foi oficialmente reconhecida no Brasil, com a publicação do Decreto nº 5.622, que regulamenta a modalidade de ensino. A partir desse momento, a EAD passou a ser considerada uma forma legítima de educação, com a mesma validade dos cursos presenciais.
Expansão e popularização
Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, a EAD ganhou ainda mais espaço no Brasil. Hoje, existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos a distância em diferentes áreas, desde o ensino básico até a pós-graduação. Além disso, muitas empresas também têm adotado a EAD como forma de capacitar seus funcionários.
Impacto da EAD no país
De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a EAD já representa cerca de 40% das matrículas no ensino superior no Brasil. Além disso, a modalidade tem sido uma importante ferramenta para democratizar o acesso à educação, permitindo que pessoas de diferentes regiões e condições socioeconômicas tenham acesso ao ensino.
Conclusão
A educação a distância é uma realidade no Brasil e tem se mostrado uma opção eficaz e acessível para muitas pessoas. Seu surgimento no país foi marcado por desafios e avanços, mas hoje é uma modalidade de ensino consolidada e reconhecida legalmente. Com o constante desenvolvimento tecnológico, é possível que a EAD continue a crescer e se aprimorar, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para a democratização do conhecimento.