Quem é fã incondicional dos games, sabe que alguns vieram pra ficar no coração dos apaixonados virtuais. E, o Cartola FC é um deles. Lançado a cerca de 13 anos atrás, ele é daquele estilo Fantasy Games, que nada mais é do que algo fictício montando com personagens da vida real (nesse caso aqui, jogadores).
Ano a ano, as disputas estão sendo tão intensas, que, em paralelo, surgem também até cursos online ensinando qual o melhor tipo de escalação pra se fazer na rodada atual. E, claro, a web está repleta de dicas muito valiosas para você se destacar nesse campeonato.
A seguir, algumas dessas dicas, além de entender como o jogo funciona, de fato.
Primeiro de tudo: entenda como funciona o jogo
Vamos ao básico, afinal, você simplesmente pode ser aquela pessoa que se interessou pelo jogo somente agora, e quer participar ativamente das suas rodadas. Então, vamos começar do zero.
A sua função no game é uma só: ser o treinador de uma equipe. E, pra isso, é importante analisar a rodada do Campeonato Brasileiro (que é por onde o jogo se baseia), e ir escalando jogadores de clubes que você que têm mais chances de vitória.
A unidade monetária usada no game se chama cartoleta, e todos os técnicos virtuais, sem exceção, começam com 100 cartoletas para poder montar o seu time. E, como acontece na vida real, cada jogador pode ser comprado por uma quantia diferente. Se, na vida real, o jogador está bem cotado, no Cartola ele será um dos mais caros. E, isso vai depender do desempenho dele no Brasileirão, partida a partida.
O desempenhos dos seus jogadores é o que vai determinar a pontuação do seu time, bem como a quantidade de cartoletas ganhas. Caso o seu jogador tenha feito gols ou assistência, você, automaticamente, ganha ponto e dinheiro. No entanto, o contrário também ocorre, ou seja, se o seu jogador for mal, você perde tanto a sua pontuação, quanto uma quantidade considerável de dinheiro.
E, claro, enquanto as partida do Brasileirão estiverem acontecendo, você tem como acompanhar as parciais de pontuação de cada jogador (em tempo real!).
Aproveite bem as primeiras rodadas
Assim como nos campeonatos que acontecem na vida real, aqui no Cartola FC om ideal é começar as partidas com o pé direito, pois, se começar mal, fica bem difícil se recuperar depois. Claro, um complicador é que, no início, você tem pouco dinheiro, e bons jogadores custam caro.
Então, a dica de ouro é, inicialmente, fazer (muito) dinheiro. E, você pode conseguir isso escalando jogadores que foram la em rodadas anteriores (e que custam mais barato), mas que têm grandes chances de se destacarem positivamente na rodada atual.
Faça uso de jogadores especialistas em pênaltis, faltas e escanteios
Muitas vezes, é na bola parada que se decide um jogo. Portanto, jogadores que tenham fama de cobrar bons pênaltis, faltas e escanteios possuem mais chances de fazer um gol (ou, de pelo menos fazer uma boa assistência que resulte em gol).
Portanto, fique de olho em jogadores que tenham esse perfil, e ganhe muitos pontos extras com isso.
A prioridade são times que jogarão em casa
Claro, numa partida de futebol tudo pode acontecer, mas, convenhamos: fica bem mais fácil par um time quando ele joga em casa, com o apoio da sua torcida, não é verdade? Há uma tendência natural dos atacantes fazerem mais gols quando jogam em casa, além da defesa, em geral, ficar mais tranquila.
Fique de olho na tabela e nos locais de realização dos jogos, pois isso será uma estratégia muito importante.
Time armado? Só no último dia!
Você já deve ter percebido como muitos treinadores preferem divulgar a escalação dos seus times apenas no dia do jogo, fazendo bastante mistério a respeito disso. Pois essa estratégia é bem válida no Cartola FC também. Arme o seu time um pouco antes do mercado fechar. Assim, você não correrá o risco de escalar um jogador que, porventura, não estará naquela partida.
Evidente que os noticiários podem dar um forcinha pra você, divulgando, durante a semana, quem poderá estar na próxima rodada.
Esperamos que tenham gostado das dicas, e agora, é só colocar em prática o que aprendeu, e começar a ser chamado de “mito” entre seus amigos torcedores.
“Vai, que é tua, Tafarel”!