Apresentação dos projetos finais dos bolsistas Pibid de Educação Especial e História EAD, dia 26/3 – Universidade Santa Cecília
No dia 26 de março, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) realizou a apresentação dos projetos finais dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Educação Especial e História EAD. O evento, que aconteceu no campus da universidade, contou com a presença de professores, alunos e comunidade acadêmica, além de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão responsável pelo programa.
O Pibid é um programa do governo federal que tem como objetivo incentivar a formação de professores para a educação básica, por meio da concessão de bolsas de iniciação à docência. O programa é voltado para estudantes de licenciatura e visa promover a integração entre teoria e prática, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no país.
O papel da Educação Especial e da História EAD no Pibid
O Pibid da UNISANTA conta com dois subprojetos: Educação Especial e História EAD. O primeiro tem como objetivo promover a formação de professores para atuar na educação inclusiva, ou seja, na educação de alunos com necessidades especiais. Já o segundo busca incentivar a utilização de tecnologias e metodologias inovadoras no ensino de História, especialmente no contexto do ensino a distância.
Os bolsistas desses subprojetos são alunos dos cursos de Pedagogia e História da UNISANTA, que recebem uma bolsa de estudos e atuam em escolas públicas da região, sob a orientação de professores supervisores. Durante o período de atuação no Pibid, os bolsistas desenvolvem projetos de intervenção pedagógica, que são apresentados ao final do programa.
A importância da apresentação dos projetos finais
A apresentação dos projetos finais é um momento importante para os bolsistas do Pibid, pois é a oportunidade de compartilhar com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral os resultados de seus trabalhos. Além disso, é uma forma de valorizar e reconhecer o esforço e dedicação dos alunos e professores envolvidos no programa.
Para os bolsistas, a apresentação é uma oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação e de demonstrar o conhecimento adquirido ao longo do programa. Além disso, é uma forma de contribuir para a formação de outros estudantes e professores, compartilhando experiências e boas práticas.
A diversidade de projetos apresentados
Durante a apresentação dos projetos finais, foi possível perceber a diversidade de temas e abordagens utilizadas pelos bolsistas do Pibid. No subprojeto de Educação Especial, por exemplo, foram apresentados projetos que abordaram a inclusão de alunos com deficiência visual, auditiva e intelectual, além de projetos que trabalharam a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Já no subprojeto de História EAD, os bolsistas apresentaram projetos que utilizaram recursos tecnológicos, como jogos digitais e vídeos, para ensinar conteúdos históricos de forma mais dinâmica e interativa. Além disso, foram abordados temas como a história da cidade de Santos e a história da escravidão no Brasil, de forma a promover reflexões sobre a sociedade e a cultura brasileira.
Reconhecimento e incentivo ao Pibid
A apresentação dos projetos finais dos bolsistas do Pibid também é uma forma de reconhecer e incentivar o programa, que tem se mostrado eficaz na formação de professores e na melhoria da qualidade da educação básica. Além disso, é uma oportunidade de mostrar à comunidade acadêmica e à sociedade a importância do Pibid e os resultados positivos que ele tem alcançado.
O Pibid é um programa que tem contribuído para a form