Prazo final para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Vestibular de Inverno e EaD 2024 – UEM

Prazo final para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Vestibular de Inverno e EaD 2024 – UEM

O processo seletivo para ingresso na Universidade Estadual de Maringá (UEM) é um dos mais concorridos do país. A instituição, que é referência em ensino superior público e de qualidade, oferece diversas opções de cursos presenciais e a distância, atraindo milhares de estudantes todos os anos. No entanto, para muitos candidatos, o valor da taxa de inscrição pode ser um obstáculo para participar do vestibular. Pensando nisso, a UEM disponibiliza a isenção da taxa de inscrição para aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos pela universidade. E o prazo final para solicitar essa isenção para o Vestibular de Inverno e EaD 2024 está se aproximando.

Quem pode solicitar a isenção?

De acordo com o edital divulgado pela UEM, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que se enquadram em uma das seguintes categorias:

– Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública;
– Candidatos que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
– Pessoas com deficiência;
– Candidatos que sejam membros de família de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

É importante ressaltar que a isenção é concedida apenas para o processo seletivo do Vestibular de Inverno e EaD 2024, não sendo válida para outros vestibulares ou processos seletivos da UEM.

Como solicitar a isenção?

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o candidato deve acessar o site da UEM e preencher o formulário de solicitação até o dia 30 de abril de 2024. É necessário informar dados pessoais, escolares e socioeconômicos, além de anexar os documentos comprobatórios exigidos pelo edital.

Após o preenchimento do formulário, o candidato deve aguardar a análise da documentação pela Comissão de Isenção da UEM. O resultado da solicitação será divulgado no dia 31 de maio de 2024, no site da universidade. Caso a isenção seja negada, o candidato ainda poderá recorrer até o dia 07 de junho de 2024.

Quais são os benefícios da isenção?

A isenção da taxa de inscrição é uma oportunidade para que estudantes de baixa renda e pessoas com deficiência possam participar do processo seletivo da UEM sem se preocupar com o valor da taxa. Além disso, a isenção também é uma forma de incentivar a inclusão social e a diversidade na universidade, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior.

Outras formas de obter desconto na taxa de inscrição

Além da isenção, a UEM também oferece outras formas de desconto na taxa de inscrição para o Vestibular de Inverno e EaD 2024. Os candidatos que realizarem a inscrição até o dia 30 de abril de 2024 terão um desconto de 10% no valor da taxa. Já os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública e que não se enquadram nos critérios para isenção, terão um desconto de 50% na taxa de inscrição.

Por que não deixar para a última hora?

Com o prazo final para solicitação de isenção se aproximando, é importante que os candidatos não deixem para fazer a solicitação na última hora. Além do risco de enfrentar problemas técnicos no site da UEM, é necessário ter tempo hábil para reunir a documentação exigida e, caso a isenção seja negada, ainda ter tempo para recorrer. Portanto, é fundamental que os candidatos se organizem e façam a solicitação o quanto antes.

Conclusão

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário