O EAD veio para ficar? – EBC Rádios

O EAD veio para ficar?

O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário educacional brasileiro. Com a pandemia do novo coronavírus, essa forma de aprendizagem se tornou ainda mais presente na vida dos estudantes, que precisaram se adaptar às aulas online. Mas será que o EAD veio para ficar? Essa é uma pergunta que muitos se fazem, e neste artigo vamos analisar a situação do EAD no Brasil e na EBC Rádios.

O crescimento do EAD no Brasil

O EAD no Brasil teve um crescimento significativo nos últimos anos. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas em cursos de graduação a distância cresceu 145% entre 2009 e 2019. Além disso, o número de instituições de ensino que oferecem cursos nessa modalidade também aumentou, passando de 1.190 em 2009 para 2.108 em 2019.

Esse crescimento pode ser explicado por diversos fatores, como a flexibilidade de horários, a possibilidade de conciliar estudos e trabalho, a economia de tempo e dinheiro com deslocamentos, entre outros. Além disso, o EAD também tem se mostrado uma opção acessível para aqueles que não têm condições de frequentar um curso presencial, seja por questões financeiras ou geográficas.

A pandemia e o aumento do EAD

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o EAD se tornou a única opção para muitos estudantes que tiveram suas aulas presenciais suspensas. De acordo com dados do Inep, em 2020, o número de matrículas em cursos de graduação a distância cresceu 17,6% em relação ao ano anterior. Além disso, muitas instituições de ensino que antes não ofereciam cursos nessa modalidade, tiveram que se adaptar e passaram a oferecer aulas online.

Esse aumento repentino do EAD trouxe à tona discussões sobre a qualidade do ensino a distância e a capacidade das instituições de ensino em oferecer uma educação de qualidade nessa modalidade. No entanto, é importante ressaltar que o EAD não é uma novidade no Brasil e que muitas instituições já possuíam experiência e estrutura para oferecer cursos online de qualidade.

O EAD na EBC Rádios

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma empresa pública que tem como missão promover a comunicação pública, plural e democrática. Além de atuar na televisão, internet e agência de notícias, a EBC também possui cinco rádios: Nacional, MEC, Nacional da Amazônia, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional do Alto Solimões.

Com a pandemia, as rádios da EBC precisaram se adaptar e encontrar novas formas de produzir conteúdo e manter a programação no ar. Foi então que surgiu o projeto EBC Rádios EAD, que oferece cursos online gratuitos para os ouvintes das rádios. Os cursos abordam temas como jornalismo, produção de rádio, locução, entre outros.

Além disso, a EBC Rádios também tem investido em aulas ao vivo, com a participação dos ouvintes, e em podcasts, que podem ser acessados a qualquer momento. Essas iniciativas têm sido bem recebidas pelo público e mostram que a EBC está acompanhando as tendências do mercado e se adaptando às novas formas de ensino.

O futuro do EAD

Com o avanço da tecnologia e a mudança de comportamento dos estudantes, é possível afirmar que o EAD veio para ficar. No entanto, isso não significa que o ensino presencial será substituído completamente. Acreditamos que o futuro do ensino será uma combinação de aulas presenciais e online, com o objetivo de oferecer uma educação mais flexível e acessível.

No caso da EBC Rá

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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