Secretário afirma necessidade de encerrar cursos a distância em universidade pública online de SP – Terra

Secretário afirma necessidade de encerrar cursos a distância em universidade pública online de SP

A educação a distância tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, principalmente com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à internet. No entanto, essa modalidade de ensino ainda gera muitas discussões e debates, principalmente quando se trata de universidades públicas. Recentemente, o secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou a necessidade de encerrar os cursos a distância oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A declaração gerou polêmica e levantou questionamentos sobre a qualidade do ensino a distância e o papel das universidades públicas nesse contexto.

A polêmica em torno do ensino a distância

A Univesp foi criada em 2012 com o objetivo de oferecer cursos de graduação e pós-graduação a distância, de forma gratuita, para atender a demanda de alunos que não conseguem ingressar em universidades públicas presenciais. No entanto, desde sua criação, a universidade tem sido alvo de críticas e questionamentos sobre a qualidade do ensino oferecido.

O secretário Rossieli Soares defende que a Univesp não tem cumprido seu papel de oferecer uma educação de qualidade e que, por isso, é necessário encerrar os cursos a distância. Segundo ele, a universidade tem um alto índice de evasão e baixo desempenho dos alunos, o que comprovaria a falta de qualidade do ensino.

A visão dos defensores do ensino a distância

Por outro lado, há quem defenda a importância da Univesp e do ensino a distância como uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior. Para esses defensores, a universidade tem cumprido seu papel de oferecer oportunidades para aqueles que não conseguem ingressar em universidades presenciais, seja por questões financeiras ou geográficas.

Além disso, alegam que a evasão e o baixo desempenho dos alunos não são exclusividade da Univesp, mas sim um problema enfrentado por todas as universidades, sejam elas presenciais ou a distância. E que, portanto, não é justo culpar apenas a modalidade de ensino a distância pelos resultados negativos.

A qualidade do ensino a distância

A discussão sobre a qualidade do ensino a distância é recorrente e envolve diversos aspectos. Um dos principais questionamentos é se é possível oferecer uma educação de qualidade sem o contato presencial entre alunos e professores. No entanto, estudos têm mostrado que, quando bem estruturado e com acompanhamento adequado, o ensino a distância pode ser tão eficiente quanto o presencial.

Outro ponto importante é a infraestrutura oferecida aos alunos. Muitas vezes, a falta de recursos tecnológicos e de acesso à internet de qualidade pode comprometer o aprendizado dos estudantes. Por isso, é fundamental que as universidades a distância ofereçam suporte e estrutura adequada para seus alunos.

Além disso, a qualidade do ensino também está diretamente ligada à formação e capacitação dos professores. É preciso que eles estejam preparados para atuar no ambiente virtual e oferecer um ensino de excelência, utilizando metodologias e recursos adequados.

O papel das universidades públicas

As universidades públicas têm um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento do país. No entanto, é preciso repensar o modelo tradicional de ensino e buscar alternativas para atender a demanda crescente de alunos que buscam ingressar no ensino superior.

Nesse sentido, o ensino a distância pode ser uma solução viável e eficiente, desde que seja bem estruturado e acompanhado de perto pelas universidades. É importante que as instituições públicas se adaptem às novas demandas e utilizem a tecnologia a seu favor, sem perder de vista a qualidade do ensino oferecido.

A importância do debate e da busca por soluções

A declaração do secretário Rossieli Soares gerou um debate importante sobre o ensino a distância e o papel das universidades púb

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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