Nova oportunidade: UFRGS oferece 400 vagas em cursos de graduação gratuitos a distância – Terra

UFRGS oferece 400 vagas em cursos de graduação gratuitos a distância

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma das instituições de ensino superior mais renomadas do país, com mais de 80 anos de história e excelência acadêmica. E agora, a universidade está oferecendo uma nova oportunidade para aqueles que desejam ingressar no ensino superior: 400 vagas em cursos de graduação gratuitos a distância, através do programa Terra.

O que é o programa Terra?

O programa Terra é uma iniciativa da UFRGS que visa democratizar o acesso ao ensino superior, oferecendo cursos de graduação a distância de forma gratuita. O programa é uma parceria entre a universidade e o Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo principal promover a inclusão social e a formação de profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento.

Quais são os cursos oferecidos?

As 400 vagas disponíveis no programa Terra são distribuídas em 8 cursos de graduação, sendo eles: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão de Turismo, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e possuem uma grade curricular completa, com disciplinas teóricas e práticas.

Como funciona o ensino a distância na UFRGS?

Os cursos oferecidos pelo programa Terra são na modalidade de ensino a distância, ou seja, os alunos não precisam frequentar a universidade presencialmente. As aulas são ministradas através de uma plataforma online, onde os alunos têm acesso a materiais didáticos, fóruns de discussão, atividades e avaliações. Além disso, os alunos também contam com o suporte de tutores e professores para auxiliá-los durante todo o curso.

Quem pode se inscrever?

As vagas oferecidas pelo programa Terra são destinadas a candidatos que já concluíram o ensino médio e que desejam ingressar no ensino superior. Além disso, é necessário que o candidato tenha acesso à internet e disponibilidade para participar das atividades e avaliações online. Não há limite de idade para se inscrever nos cursos, porém, é preciso ter concluído o ensino médio até a data de matrícula.

Como se inscrever?

As inscrições para o programa Terra devem ser feitas exclusivamente pelo site da UFRGS, no período de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2022. Os candidatos devem preencher um formulário online com seus dados pessoais e escolher o curso desejado. Não há cobrança de taxa de inscrição e cada candidato pode se inscrever em apenas um curso.

Processo seletivo

O processo seletivo para os cursos do programa Terra será realizado em duas etapas. A primeira etapa consiste em uma prova online, que será aplicada no dia 20 de março de 2022. A prova terá questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e específicos da área escolhida pelo candidato. Já a segunda etapa será uma entrevista online, que será realizada entre os dias 4 e 8 de abril de 2022. A entrevista tem como objetivo avaliar a motivação e o perfil do candidato para o curso escolhido.

Benefícios do programa Terra

Além de oferecer cursos de graduação gratuitos, o programa Terra também oferece outros benefícios aos seus alunos. Entre eles, estão a possibilidade de estudar em uma das melhores universidades do país, com professores renomados e uma infraestrutura de qualidade; a flexibilidade de horários, que permite conciliar os estudos com outras atividades; e a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades que serão fundamentais para a carreira profissional.

Conclusão

A UFRGS, através do programa Terra, está oferecendo uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar no ensino superior de forma gratuita e

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário