Vaga aberta no Ibict para cadastro reserva do curso EaD de Divulgação Científica no Contexto Escolar – GOV.BR

Oportunidade de formação: Vaga aberta no Ibict para cadastro reserva do curso EaD de Divulgação Científica no Contexto Escolar – GOV.BR

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) está com inscrições abertas para o cadastro reserva do curso de Divulgação Científica no Contexto Escolar, oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EaD) pelo portal GOV.BR. A iniciativa visa capacitar professores e profissionais da educação para atuarem de forma mais efetiva na disseminação do conhecimento científico no ambiente escolar. Com uma carga horária de 180 horas, o curso é gratuito e tem como objetivo promover a formação continuada e a atualização dos participantes em relação às práticas de divulgação científica.

Uma parceria entre Ibict e GOV.BR

O Ibict é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que tem como missão promover a produção, a socialização e a integração da informação científica e tecnológica para o desenvolvimento do país. Já o portal GOV.BR é uma plataforma do governo federal que reúne diversos serviços e informações para a população, incluindo cursos de formação e capacitação.

A parceria entre o Ibict e o GOV.BR para a oferta do curso de Divulgação Científica no Contexto Escolar é uma iniciativa que visa fortalecer a educação e a ciência no país. Com a formação de professores e profissionais da educação, espera-se que haja uma maior disseminação do conhecimento científico e uma maior valorização da ciência no ambiente escolar.

Objetivos do curso

O curso de Divulgação Científica no Contexto Escolar tem como principal objetivo capacitar os participantes para atuarem de forma mais efetiva na divulgação do conhecimento científico no ambiente escolar. Para isso, o curso aborda temas como a importância da divulgação científica, as diferentes formas de comunicação da ciência, a relação entre ciência e sociedade, entre outros.

Além disso, o curso também tem como objetivo promover a formação continuada e a atualização dos participantes em relação às práticas de divulgação científica. Com a constante evolução da ciência e da tecnologia, é fundamental que os profissionais da educação estejam sempre atualizados e preparados para lidar com as novas descobertas e avanços científicos.

Público-alvo e pré-requisitos

O curso de Divulgação Científica no Contexto Escolar é destinado a professores e profissionais da educação que atuam em escolas públicas e privadas de todo o país. Para participar, é necessário ter formação em nível superior e acesso à internet. Não é necessário ter conhecimentos prévios em divulgação científica, pois o curso aborda desde conceitos básicos até temas mais avançados.

Metodologia e conteúdo programático

O curso é oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o que permite que os participantes tenham flexibilidade para estudar no horário e local que desejarem. A metodologia utilizada é baseada em atividades práticas e interativas, que estimulam a participação e a troca de conhecimentos entre os participantes.

O conteúdo programático do curso é dividido em 10 módulos, que abordam temas como a importância da divulgação científica, as diferentes formas de comunicação da ciência, a relação entre ciência e sociedade, a utilização de recursos tecnológicos na divulgação científica, entre outros. Além disso, o curso também conta com atividades práticas, como a elaboração de um projeto de divulgação científica para ser aplicado em sala de aula.

Inscrições e seleção

As inscrições para o cadastro reserva do curso de Divulgação Científica no Contexto Escolar devem ser feitas exclusivamente pelo site do GOV.BR,

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

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