PRPIPG recruta pesquisadores EaD para participar em projetos PIBIC, PIVIC e PIDETEC – IFPB

PRPIPG recruta pesquisadores EaD para projetos PIBIC, PIVIC e PIDETEC no IFPB

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está com inscrições abertas para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC), Programa de Iniciação à Pesquisa e Inovação (PIVIC) e Programa de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIDETEC). As vagas são destinadas a pesquisadores da modalidade de Ensino a Distância (EaD) e têm como objetivo incentivar a produção científica e tecnológica no âmbito do IFPB.

O que é o PRPIPG?

O Programa de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPB (PRPIPG) é responsável por promover e coordenar as atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação na instituição. Além disso, o programa tem como objetivo fomentar a formação de pesquisadores e a produção de conhecimento científico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.

PIBIC, PIVIC e PIDETEC: oportunidades para pesquisadores EaD

Os programas PIBIC, PIVIC e PIDETEC são voltados para estudantes de graduação e têm como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais para a pesquisa. As atividades são desenvolvidas sob a orientação de um pesquisador experiente, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade.

Para participar, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação do IFPB e ter disponibilidade para dedicar-se às atividades de pesquisa. Além disso, é necessário ter um bom desempenho acadêmico e apresentar um projeto de pesquisa que esteja alinhado com as linhas de pesquisa do IFPB.

Benefícios para os pesquisadores EaD

Além de contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, os programas PIBIC, PIVIC e PIDETEC oferecem benefícios aos pesquisadores EaD selecionados. Entre eles, estão a bolsa de iniciação científica, que varia de acordo com o programa e a carga horária dedicada, e a possibilidade de participar de eventos científicos e tecnológicos.

Além disso, os pesquisadores EaD têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências essenciais para a vida acadêmica e profissional, como a capacidade de trabalhar em equipe, de realizar pesquisas bibliográficas e de utilizar metodologias científicas.

Como se inscrever?

As inscrições para os programas PIBIC, PIVIC e PIDETEC são realizadas por meio de editais específicos, que são divulgados no site do IFPB. Os interessados devem ficar atentos aos prazos e requisitos exigidos em cada edital.

Após a inscrição, os candidatos passam por uma seleção que leva em consideração critérios como o desempenho acadêmico, a disponibilidade para dedicação às atividades de pesquisa e a qualidade do projeto de pesquisa apresentado.

Por que participar dos programas de iniciação científica e tecnológica?

Participar dos programas PIBIC, PIVIC e PIDETEC é uma oportunidade única para os pesquisadores EaD do IFPB. Além de contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, os programas oferecem benefícios e oportunidades de aprendizado que podem fazer a diferença na vida acadêmica e profissional dos estudantes.

Além disso, a participação em projetos de pesquisa pode ser um diferencial na hora de ingressar em um curso de pós-graduação ou no mercado de trabalho, já que demonstra interesse e habilidades em áreas específicas do conhecimento.

Conclusão

O PRPIPG do IFPB está em busca de pesquisadores EaD para participar dos programas PIBIC, PIVIC e PIDETEC. Essa é uma oportunidade única para os estudantes desenvolverem habil

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário