“A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores”.
Esta frase do cientista suíço Jean Piaget (1896-1980) serve para definir bem o cerne das suas teorias educacionais, e que fizeram com que ele fosse o nome mais influente da educação durante a segunda metade do século 20. Chegou ao ponto do seu nome ser quase que colocado como sinônimo da palavra pedagogia, apesar dele, ironicamente, nunca ter exercido a profissão de pedagogo.
Estudos Revolucionários
A questão primordial em seus estudos, no entanto, perpassa pela figura da criança, baseados no campo da Biologia, mais precisamente no da Genética. Piaget dizia que o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida, e foi a partir destas constatações que suas ideias tiveram um impacto imenso no campo da pedagogia.
Contudo, mesmo que tenha havido uma grande contribuição de Piaget para a área educacional, ao mesmo tempo, surgiu uma enorme encruzilhada a partir de suas ideias, já que isso implicou constatar que a transmissão de conhecimento para uma criança é também um processo limitado. Vejamos: uma criança precisa de condições específicas para absorver um determinado aprendizado. Portanto, não se pode exigir que ela aprenda algo fora dessa condições. E, mesmo nessas condições, ela só terá interesse naqueles conteúdos que faltaram em aprendizagens anteriores.
Educar é Mudar, é Estímulo
O aprendizado é construído pelo aluno, visto que o conhecimento se dá pelas descobertas que ele faz ao longo de seus processos de estudos. Como o próprio Piaget fala, “educar é provocara a atividade”. O pensamento principal de Piaget reside no fato de que é indispensável compreender a formação dos mecanismos mentais da criança para captar sua natureza e seu funcionamento no adulto. Ou seja, é um conhecimento dos níveis de aprendizagem do ser humano, desde as assimilações que faz na infância, até formar o adulto “pronto”, propriamente dito.
Importante frisar que, para Piaget, a aprendizagem é um método que só tem função de existir diante de situações de mudança. É a dinâmica do processo que permite adaptar-se a novas realidades, e, com isso, assimilar e acomodar. Aproveitando a oportunidade, é bom conceituar rapidamente esses dois termos. Enquanto que assimilação é a reação a um estímulo externo, a acomodação é a mudança decorrente desse estímulo.
As Ideias de Piaget no Brasil
Jean Piaget demorou um pouco para ser difundido por aqui, só chegando com certa força nas academias em meados do fim da década de 50. Com a popularidade cada vez mais em alta, as suas ideias receberam o nome de Construtivismo. Foi então que a pedagogia com base científica de Piaget começou sua trajetória por aqui, deixando um enorme legado.
Um dos mais notórios seguidores dos métodos do cientista suíço foi o pedagogo e educador Lauro de Oliveira Lima, ministrando cursos sobre a temática em diversos Estados brasileiros, além de ter escrito mais de vinte livros a respeito das ideias de Piaget. Outra intensa divulgadora dessas teorias foi a psicóloga e pedagoga Helena Antipoff, que realizou diversas atividades relacionadas a Piaget no Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte.
Piaget: O Legado
Mesmo não desenvolvendo grandes pesquisas no campo da educação, Piaget se tornou uma das mais célebres influências da área, ao lado de Lev Semyonovich Vygotsky, psicólogo russo que também estudou os efeitos educacionais nas crianças, tornando-se, igualmente, uma sumidade na área.
Ao colocar a educação sob a perspectiva de um aprendizado a longo prazo, frisando a importância do desenvolvimento cognitivo, Piaget mostrou uma nova perspectiva nas relações aluno-professor e aluno-sociedade que, até os dias atuais, é imensamente usada na pedagogia de diversas instituições de ensino ao redor do mundo, mostrando a importância dos professores, pais e demais componentes sociais como mediadores para um desenvolvimento educacional verdadeiramente transformador.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” (Jean Piaget)