10 dicas sobre agressão alimentar nos cachorros

agressao alimentar no cachorroQuando um cão mostra agressividade para proteger seus alimentos, pode ser um problema sério. Não existe somente o perigo de outros animais ou seres humanos serem mordidos, mas com o passar do tempo, isso pode levar o cão a se tornar possessivo em tudo.

O que é a agressão alimentar?

A agressão alimentar é uma forma de proteção de recursos em que um cão se torna muito defensivo e agressivo ao comer, usando ameaças para forçar outros. Pode ser direcionado para outros animais, humanos ou ambos. O comportamento também pode se estender aos tratamentos.

Embora seja fácil assumir que todos os casos de agressão alimentar são uma demonstração de domínio, isso não é necessariamente o caso. Em um grupo de cães, os cachorros alfa sempre comem primeiro depois de uma caçada bem sucedida e, em seguida, os outros cães comem o que resta.

Para um cão alfa, mostrar agressão alimentar é uma forma de domìnio, mas para os demais, pode ser um sinal de ansiedade ou medo. Lembre-se, na natureza, os cachorros nunca sabem onde ou quando a próxima refeição será feita, por esse motivo é muito instintivo para eles engolir qualquer comida que haja sempre que o tenham – e protegê-la de qualquer coisa que se aproxime.

Como reconhecer uma agressão alimentar?

Quando o cão está comendo, seu corpo endurece e ele pode manter a cabeça sempre baixa. Ele está usando sua linguagem corporal para protegê-la.

Outros sinais, são que os brancos dos olhos do seu cão podem ser visíveis, os ouvidos são retidos, o rabo abaixado ou os pêlos podem subir. O cachorro pode mostrar algum ou até mesmo, todos esses sinais. Finalmente, há os sinais acima mencionados da gravidade do problema: rosnar, se abrigar ou morder.

O que fazer?

1) Se a origem da agressão do seu cão é o medo ou a ansiedade quando a próxima refeição está chegando, então, certifique-se de que você está alimentando o seu cão nos mesmos horários todos os dias.

2) Os cães têm um relógio interno muito bom, e com consistência, eles aprendem rapidamente a saber quando é hora de se levantar, tempo de caminhar ou tempo para que as pessoas voltem para casa. Não deve ser diferente. Seja regular na alimentação para tirar a ansiedade de seu cão.

3) Antes mesmo de começar a preparar a comida do seu cão, faça-o sentar-se ou deitar-se. Treine-o para ficar até depois de colocar sua tigela e, uma vez que a tigela está baixa, fique perto enquanto você o solta e ele começa a comer, momento em que você pode se afastar.

4) Sempre alimente seu cão após a caminhada, nunca antes. Isso cumpre seu instinto de caçar comida, então ele sentirá como se ele ganhasse quando você voltar para casa. Além disso, exercitar um cão depois que ele come pode ser prejudicial à saúde.

5) Lembre-se, quando um líder selvagem tem uma caçada bem sucedida, os cachorros alfa comem primeiro, antes de todos, e não devem ser diferentes em um relacionamento entre humano e o seu cão.

Nunca alimente seu cão antes ou enquanto os humanos estão comendo. Os seres humanos comem primeiro e depois, quando terminarem, os cães comem. Isso reforçará seu status como líder do local.

6) A agressão alimentar pode realmente ser piorada se você se afastar da tigela, porque é o que seu cachorro quer. Para cada vez que você se afasta quando o cão está mostrando agressão alimentar, o cão “ganha”. A recompensa é a comida e isso apenas reforça a agressão.

7) Comece a refeição do seu cão, dando comida com a mão e use as mãos para colocar a comida na tigela, o que lhe dará seu cheiro. O objetivo é fazer com que seu cão coma enquanto suas mãos estão em volta do rosto dele e não tenha nenhuma reação agressiva se você enfiar as mãos dentro ou perto da tigela enquanto ele está comendo.

8) Deixe cair os alimentos favoritos do seu cão na tigela enquanto ele está comendo, então ele vai aprender que as pessoas que se aproximam da tigela são boas e não uma ameaça. Você também pode colocar comida na tigela quando você se aproxima e ele não está comendo. Isso reforça a conexão na mente do seu cão que as pessoas perto de sua tigela são boas.

9) Quando seu cão está comendo seus alimentos regulares, aproxime-se com algo melhor, como carne ou um alimento especial. O objetivo aqui é fazer com que seu cachorro pare de comer seus alimentos para tirar o deleite de você. Com isso, vôce ensina para o seu cão várias coisas. Uma delas é que ninguém vai roubar sua comida se ele se afastar dela. A outra é que tirar a atenção de sua comida quando as pessoas se aproximam leva a uma recompensa.

10) Saber tudo sobre a raça do seu cão é essencial. Por isso, aprimore o seu conhecimento pesquisando mais e realizando cursos. Comece escolhendo a raça do seu melhor amigo.

Como saber se o seu cão está melhorando?

Na reabilitação de um cão agressivo, duas coisas devem acontecer. Uma delas é que você está dessensibilizando seu cachorro para que ele não se torne mais protetor quando alguém se aproxima dele enquanto ele está comendo. A outro é que você está contra-condicionando o seu cão, ensinando-o a associar pessoas a se aproximarem de sua tigela com coisas boas.

Existem muitas outras técnicas que você pode usar para reduzir a agressão alimentar ou evitar que ocorra em primeiro lugar. A chave, como sempre, é ser calmo, assertivo e consistente.

Dica Extra

Confira agora: excelentes dicas de alimentos saudáveis para o seu cachorro.

Alex Barbosa

Especializado em Design pelo Istituto Europeo di Design (Espanha), formado em Marketing Digital pelo Instituto Infnet e em Programação Neurolinguística pelo INAp. Trabalhou por anos em grupos empresarias como Magazine Luiza, Merck e Knoll Basf Pharma. Além de empreendedor, é um entusiasta por inovação.

Deixe um comentário