Pare e pense: a sua casa é o que você pode chamar de arrumada? E, independente da resposta, você já pensou a respeito da importância de se ter um ambiente organizado em casa? Caso contrário, fique sabendo que existe até mesmo uma área específica denominada organização doméstica, que visa otimizar o espaço do seu lar.
Mas, afinal, é tão importante que a sua casa esteja organizada de maneira assim ou assado? Sim, é. Pode parecer bobagem, mas, do modo como a casa é arrumada, isso influencia no seu bem-estar e no seu conforto, além de fazer com que você economize tempo (afinal, nada pior do que procurar algo “perdido” em uma casa desarrumada). E, isso tudo também resvala na limpeza da casa, onde, muitas vezes, gasta-se mais do que o necessário para deixar o ambiente mais asseado.
Porém, muitos têm dificuldade para fazer uma boa organização doméstica por diversos motivos (um deles, é a falta de tempo, já que a maioria trabalha e fica fora de casa a maior parte do dia).
Mas, se você se interessou com isso, não se preocupe. Daremos a seguir algumas ideias de como você pode realizar uma organização doméstica que seja útil para a sua casa.
10 ideias sobre organização doméstica
- Que tal começar essas ideias com um curso online sobre organização doméstica? O curso é dividido em 6 etapas e oferece ferramentas e materiais de apoio para você aprender a otimizar o espaço da sua casa de maneira simples e prática.
- Na sala, recolha tudo o que estiver espalhado, e que não for desse ambiente. Ou seja: roupas, CD’s, DVD’s, livros, revistas, joias, etc. No caso de CD’s e livros, estes podem ser colocados num compartimento específico em uma estante, mas, contanto que estejam alinhado, e devidamente separados de outras coisas.
- Ainda na sala, tente fazer ou incrementar um local para colocar, especificamente, chaves, correspondência, celulares e carteiras. Aqueles famoso ganchos podem ser úteis, mas, se você não quiser furar a parede, pode tentar usar bandejas ou tigelas.
- Em relação a fotos, isso vale para qualquer ambiente: especialistas na área são unânimes em dizer que fotos demais poluem o ambiente. O ideal, nesse caso, é deixar os (poucos) porta-retratos num local específico do ambiente, e não espalhados por ele.
- Se você usa computador, e tem uma mesa só pra ele, que a mesa, então, tenha o mínimo de coisas possíveis. No máximo, um fichário, um porta-lápis, uma caixa para entrada e saída de papeis e uma agenda já estão de bom tamanho.
- Você tem inúmeras revistas e jornais velhos, além de um monte de papeis que não usar mais? Então, jogue tudo no lixo. É o tipo de coisa que entulha fácil, além de ocupar espaços preciosos na sua casa.
- Seus filhos possuem brinquedos quebrados, ou simplesmente sem uso? Muito simples de resolver: pegue os primeiros, e jogue-os fora, e, quantos aos segundos, doe eles para alguma instituição, ou coisa do tipo.
- No seu quarto, o ideal é separar as roupas para cada ocasião, ou tempo. Por exemplo: coloque as de frio de um lado, e as de calor, em outro. Faça o mesmo com as roupas de trabalho e as de passeio. Assim, você, na hora de precisar de uma roupa para qualquer um desses momentos, não precisará procurar nas pressas, deixando o seu guarda-roupa desarrumado.
- Já, numa cozinha, o grande facilitador é a limpeza. Pratos lavados e fogão, bancada e armário limpos são essenciais, bem como uma boa organização no armário, com pratos e talheres em fácil acesso. Ah, e o material de limpeza precisa estar sem tampa em um recipiente embaixo da bancada. Isso facilita bastante.
- E, no banheiro, um local que necessita de uma enorme organização, comece separando os materiais nele em duas categorias: os de uso diário (que precisam estar em fácil acesso), e uso moderado no decorrer dos dias (como secador), que ficarão em gavetas e locais do tipo.
Como se vê, não é nada complicado ter uma casa organizada, arrumada. É preciso pouco, e os resultados são ótimos, dando uma qualidade de vida que muitos nem imaginam. Basta um pouco de disciplina, e a sua casa será um lar mais aconchegante, acredita.